segunda-feira, 8 de abril de 2013

Jornais de Parintins ignoram a lei da transparência

Diferente do jornal A crítica que publicou na edição do dia 5 de Abril a matéria intitulada “Prefeitos ignoram a Lei da Transparência” todos os jornais (seja impresso, TV, rádio ou web) ignoraram a falta de transparência dos municípios.
Trata-se da Lei da Transparência ou lei complementar n° 131/2009 que obriga os munícipios, Estados, o Distrito Federal e a União a divulgar em tempo real as informações sobre a execução financeira.
Municípios com menos de 50 mil habitantes tem até o dia 27 de maio para se regularizar. Os de mais de 100 mil habitantes, caso de Parintins, já deveriam estar cumprindo a lei, mas infelizmente nenhum dos jornais de Parintins noticiou isso e provavelmente não vão noticiar.
Segundo a matéria do jornal A crítica o ex-presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Jair Couto (PMDB), disse que a inviabilidade de executar a lei, até o momento em que estava na gestão, era o problema com a internet.
É sabido que o Amazonas não tem internet de qualidade, com exceção da região metropolitana de Manaus (RMM). Mas, ainda segundo da matéria do A crítica, o Presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Érico Desterro, disse que “alegar falta de estrutura não isenta o prefeito de sua obrigação”.
Apesar disso, Parintins dispunha até o final do ano passado de portal da transparência e a Câmara Municipal ainda tem o seu, que pode ser acessado no site: http://www.camaraparintins.am.gov.br/transparencia.php. O que nos leva a crer que Parintins tem sim esta estrutura!
Diante desse contexto, reiteramos que os jornais do município, assim como a própria cidade, estão ignorando a lei da transparência, uma das mais importantes que temos. No mais o Lacrima desafia os jornais e fazerem alguma matéria sobre o tema, buscando uma resposta sobre a falta desse instrumento.

Helder Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário