sexta-feira, 19 de abril de 2013

Fontes... Fontes e só!




Na edição do dia 07 de abril o Jornal Repórter Parintins trouxe uma matéria intitulada: “Articulação política mantêm delegados na cidade”. A notícia trata especificamente sobre a decisão do governador do estado, Omar Aziz pela permanência dos delegados Ivo Cunha e Ana Denise na cidade de Parintins, isso devido ao fato de vereadores da cidade terem se articulado para que os dois pudessem continuar desenvolvendo seus trabalhos no município. 
A notícia está informativa e situa o leitor sobre o acontecimento, mas de forma parcial. O jornalista usou duas fontes para documentar o texto, essas duas fontes não contribuem de maneira positiva paraa matéria, pois não oferecem ao leitor certeza de que dominam o assunto. 
Uma das fontes fala que é contra a permanência do delegado, pois o culpa de ser responsável pela morte de um rapaz e a outra fonte é a favor da permanência dos dois, pois acredita que a cidade teve uma melhora com o trabalho desenvolvido por eles, mas com base em que evidências essas pessoas falam isso? Não há dados específicos na matéria sobre a melhora dos casos em Parintins. Tudo o que se sabe é o que se ouve falar, mas um jornal não sobrevive sem documentar o que “se ouve falar”.
E a segunda fonte é usada de maneira mais grave, ela diz que um dos delegados está envolvido com um crime! Cadê a prova disso? Essa fonte ouviu falar? E, na pior das hipóteses, a fonte ouviu falar e o jornalista publicou sem ir a fundo na investigação da informação dada por ela? 
É grave o uso de informações sem serem comprovadas. O jornalista tem um papel de mostrar a população os fatos de forma esclarecedora, não poderia ter colocado essa fala sem ter certeza do caso. É uma espécie de acusação que merece investigação para que ninguém seja culpado por algo que não cometeu. Segundo Jorge Pedro Sousa, “as informações que uma fonte disponibiliza ao jornalista devem ser enquadradas e tratadas sem adulteração, mas também devem ser por princípio, verificadas” (2001, p.64).
Referência:
SOUSA, Jorge Pedro. Elementos do jornalismo impresso. Porto, 2001.

Yasmin Gatto Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário