segunda-feira, 1 de abril de 2013

Contraste...




      O Jornal Repórter Parintins na edição n°143 tem como chamada principal de capa: “Ufam recebe açúcar no lugar de data show” (notícia 1), em baixo, a linha de apoio, em seguida uma foto em tamanho grande que nada tem haver com a manchete. A imagem se volta para a chamada secundária do veículo, intitulada “Perigo na estrada” (notícia 2), esta em um tamanho de fonte reduzida em relação a primeira.
        A crítica se volta para a posição das chamadas e a sua relação com a maior imagem na página. Apesar das duas chamadas serem isoladas por uma linha fina na cor laranja, a foto dá a entender que ela faz parte da notícia 1 mas na verdade pertence a notícia 2 sendo que esta última aparece em baixo da imagem em um tamanho de fonte não equivalente ao tamanho da fotografia.
      O contraste se mostra ainda mais evidente dentro do jornal, na página 3. As notícias acima citadas aparecem em tamanho de caracteres diferentes em relação a relevância que foram dadas no jornal.
       A notícia “Ufam recebe açúcar no lugar de data show” aparece na página, na lateral direita do leitor em uma coluna estreita, nem parece a principal notícia da capa do informativo. A notícia com maior relevância foi a correspondente a chamada secundária da primeira página, “Perigo na estrada”.
     Aconselho o jornalista ou diagramador a pensar na forma que organizou o jornal, que apesar de ser o veículo mais bem diagramado da cidade, o que permite melhor fluidez no texto, dessa vez o planejamento gráfico não foi muito bem, tanto na capa, como na forma de relacionar as maiores chamadas com as notícias.

Gustavo Saunier

Nenhum comentário:

Postar um comentário