segunda-feira, 1 de abril de 2013

Chuva alegórica!




A edição de número 244 do jornal Plantão Popular publicada no dia 19 de março de 2013, teve como destaque na capa a manchete Tempestade varre a cidade, raios e trovões calam a Ilha”. Trata-se do noticiário da tempestade que ocorreu em Parintins no domingo.

Um ponto relevante observado na manchete foi a utilização inadequada de algumas palavras, visto que compuseram as frases uma linguagem de um tipo de escrita que menos esclarece do que informa. Pois, a palavra “varre” fica subentendido que a tempestade executou a o trabalho que uma vassoura faz, justamente o de limpar ambientes, o que não aconteceu em Parintins durante a tempestade, sem contar na ideia de devastação gerada no sentido da frase. Posteriormente, foi usada a palavra “calam”, entende-se que a cidade ficava em total silêncio quando os barulhos dos raios ou trovões eram ouvidos, o que na verdade não acontece, pois na maioria das vezes as pessoas gritam com medo do assustador estrondo emitido pelos raios e trovões!

Na página 3 do caderno cidades, a notícia Mais de uma hora de tempestade sobre a ilha” volta a utilizar palavras inadequadas, uma vez que o tempo não “cai”, o tempo não “fecha” e nem tampouco “desaba”.

Outra situação observada foi o emprego errado da palavra “estiagem” na frase: o sistema de distribuição de energia elétrica sofreu colapso geral e só voltou à normalidade cerca de uma hora após a estiagem”. Visto que estiagem, também chamada de seca, é um fenômeno causado pela insuficiência de chuva numa determinada região, esta ocorre num intervalo de tempo, ou seja, ela não é permanente, nesse caso, a palavra não tem nada haver com o fenômeno de tempestades ou chuvas que estavam sendo noticiadas.

Então fica as interrogações... Será que o jornalista está sendo explícito em suas descrições? Por que não procurou saber o conceito correto das palavras para uma melhor compreensão da leitura? Essas perguntas despertaram em mim, enquanto leitora, uma certa dúvida. Será que as pessoas que leem o jornal compreendem de forma clara a notícia publicada?

Kethleen Rebêlo

Nenhum comentário:

Postar um comentário