segunda-feira, 15 de abril de 2013

Boato ou notícia?




Na edição nº 978 referente a semana do dia 06 a 12 de abril, o jornal Novo Horizonte publicou na editoria Cidade, página 5, uma notícia intitulada “Traficante confere papelotes de cocaína a espera dos compradores”. Acompanhada da foto de um rapaz, durante a notícia é relatada a compra e venda de drogas, só que de um modo bastante superficial.
A matéria começa com a descrição do rapaz que se encontra na foto e o que ele está fazendo. Na realidade, olhando a fotografia, não dá para o leitor perceber nada do que está relatado, o que nos deixa com dúvida. Pelo que é relatado na notícia, a fotografia que consta foi capturada por uma jovem, e não por um jornalista do NH, o que deixa mais dúvida ainda, pois se pensa: será que algum jornalista foi ao local conferir de fato o ocorrido?
Para completar, a notícia não está documentada. O que é mostrado são trechos como: “De acordo com as informações os clientes do traficante são dezenas de jovens que estavam espalhados por toda extensão da Praça de São Benedito Azedo. As pessoas que presenciaram a ação falaram que os compradores chegavam até ele em dupla [s]”.
Ou ainda trecho que demonstra como era a comunicação do rapaz (suposto traficante) com os compradores e o que conversavam: “A comunicação era feita via celular. Os compradores ligavam para o jovem para saber se a ‘barra estava limpa’ para eles se aproximarem...”.
Ou seja, o que dá a entender é que toda esta notícia não passa de um grande boato, tendo em vista que faltou um trabalho de apuração do jornalista, pois não basta colocar as palavras na boca de populares sem apresentar dados concretos que justifiquem a notícia.
Caberia, por exemplo, um relato, mesmo que de forma indireta, de que o jornalista esteve presente no momento do ato ilícito para confirmar estas informações, as quais se apresentam soltas e sem fundamentos nesta notícia, pois, do modo como estão dispostas, somente parece uma notícia construída em cima de conversas de beira de rua e não de forma comprometida em transmitir uma informação com caráter de denúncia e preocupada com a segurança e saúde da população parintinense.

Hanne Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário