quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O simples ato de copiar

A prática de publicar notícias oriundas de jornais impressos em sites ou blogs, é algo recorrente em Parintins. Isso podia ser visto em portais de notícias do Brasil na década de 90. Porém, com a criação de um jornalismo especificamente feito para a web, essa prática teve fim.

Diferentemente de jornais como A Crítica, A Folha de São Paulo, Estadão etc, os jornais de Parintins ainda insistem na transposição de matérias de periódicos impressos para os seus sites ou blogs. Um exemplo disso pode ser encontrado na edição do dia 17 de fevereiro do jornal Repórter Parintins.

A matéria denominada “Falta mão-de-obra qualificada na construção civil em Parintins” foi publicada tanto no jornal quanto no site do veículo. Ela não sofreu nenhuma alteração ao ser postada no portal do Repórter Parintins. Como dito anteriormente, isso não é visto somente no veículo mencionado, mas na maioria dos jornais da cidade.

Essa simples cópia do material produzido de um jornal para um site demonstra que não há a preocupação em se produzir um conteúdo voltado para a web. Não houve nem o cuidado com as imagens. As fotos do jornal são as mesmas encontradas no site.

Uma notícia sobre o mesmo assunto poderia ser publicada no jornal e no site, considerando as características de cada veículo. Para a página na web o texto deveria ser mais enxuto, com parágrafos curtos. Assim, o internauta não perderia o foco na leitura. Além disso, a interação entre leitor e site seria essencial, tendo em vista que, através dos comentários de seus internautas, o site poderia saber o que tem ou não de melhorar.

Outra sugestão pertinente é que os sites utilizem o recurso de links. Com eles, dá-se a possibilidade para que o leitor acesse matérias ligadas ao assunto, o que torna a leitura mais interessante. Para que haja uma maior riqueza de conteúdo, é importante a utilização de links que deem ao internauta o acesso a vídeos, imagens, infográficos e até mesmo outros sites. Isso aumenta ainda mais a quantidade de informações a serem absorvidas por quem acessa os veículos.

Daniel Sicsú

Nenhum comentário:

Postar um comentário