segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O outro lado de um homicídio

        Publicada no dia 2 de fevereiro, no jornal Plantão Popular, a matéria intitulada “Matou ex-companheiro para se livrar de agressão” trata de um homicídio com uma perspectiva diferenciada. Ao invés de criminalizar a autora do crime, a notícia traz à tona os fatores para que ela desferisse três facadas no seu ex-marido.
               A matéria evidencia que a autora do crime procurou a polícia diversas vezes para denunciar seu ex-companheiro por agressão física. Porém, nas diversas vezes que ela procurou a delegacia, nenhuma medida concreta foi tomada. O texto explicita essa falta de interesse da polícia em resolver o caso, o que acaba descaracterizando a mulher como criminosa. Ela adquire, assim, caráter de vítima, tendo em vista que agiu por legítima defesa.
                É inevitável ler o texto e não se perguntar por qual razão as medidas não foram tomadas para que não ocorresse o homicídio, e por que, apesar de todo o apelo da mulher, a polícia não procurou meios para que não houvesse a reaproximação dos dois. Nota-se que o enquadramento dado à notícia põe em xeque o trabalho realizado pela delegacia de mulheres, pois mostra que o assassinato só ocorreu pelo fato de a polícia não dar importância às denúncias de agressões que a mulher fez. Esse aspecto, contudo, merece maior amplitude nos jornais da cidade, e no próprio Plantão.

Daniel Sicsú

2 comentários:

  1. Bom li alguns artigos do blog, gostei dessa abordagem sobre as matérias publicadas e sei que vocês sabem muito bem o que estão fazendo. Espero que melhorem cada vez mais. Tenham somente o cuidado de continuar com a analise, e evitar acusar. Que é o que vocês ja fazem. Estão de parabens.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente muito obrigado pelo comentário e pela compreensão que poucos tem tido. Justamente por isso gostaria de saber o que vc entender por acusar, já que estamos fazendo isso, pois precisamos desse feedback para nos autoavaliarmos. Obrigado.

    ResponderExcluir