quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Carnaval feliz e chapa Branca no Alvorada

Nas edições de 05 e 06 de fevereiro, o Jornal Alvorada no objetivo de construir a Parintins de nossos sonhos, veiculou seu jornal sem mostrar uma importante notícia e preenchendo o tempo do jornal com notícias sem critério e sem importância social.
Primeiramente lembremos que a não veiculação da notícia pode ter se dado ao fato de o Sistema Alvorada de Comunicação ter assinado um contrato, que envolve aportes financeiros, com a administração municipal.
A informação não veiculada é a denuncia do engenheiro eletrônico Paulo Teixeira de que os contratos de serviços e compra de materiais para a realização do carnaval estão sendo feitos sem licitações públicas.
A denúncia foi feita informalmente pelo engenheiro na noite do dia 1 durante reunião no Gabinete de gestão integrada de segurança pública (GGI). De forma oficial a denuncia fora feita no ministério público na manhã do dia 4, sendo que o Jornal Alvorada foi veiculado nos dias 5 e 6.
O jornal veiculou no dia 5 uma reportagem mostrando como estão os preparativos para o carnaval sem trazer notícia de fato, apenas informações clichê tais quais os bons e velhos “estamos ansiosos”; “será uma grande festa”; “vamos dar o máximo esse ano” e etc. A reportagem mostrou ainda que está tudo certo e pronto para a festa, tudo muito feliz. No dia 6 a mesma reportagem foi ao ar. Nessa mesma edição, ainda, outra reportagem sobre o carnaval foi veiculada, mostrando de outra forma um carnaval feliz e sem problemas.
De forma interessante e diferente, o jornal local das onze horas, veiculado no dia 5 pela TV Parintins (Globo) fez a mesma reportagem sobre os preparativos para o carnaval. Mas diferentemente, deu ênfase ao fato da pouca estrutura e condições de trabalhos nos barracões dos blocos, pois pouquíssimos tem sequer espaço coberto para trabalhar.
Esse clichê de cidade dos sonhos foi escolhido pela TV Alvorada, no dia 5, junto a matérias como a informação “em primeira mão” da divulgação da segunda lista de repescagem do vestibular da UEA, com mais de 1 minuto e 30 segundos, informação muito quente (ou não); a passagem dos agentes de saúde que estão averiguando sobre a dengue, coisa que às 8 horas da manhã já sabíamos visto que as visitas são feitas pela manhã; a notícia de um possível assassinato sem resolução; e por fim uma notícia sobre o conselho tutelar e a decisão de não deixar menores se apresentarem no carnailha, informação já publicada nas edições da semana que passou.
Novamente o Jornal Alvorada da TV repete uma matéria no dia 6. A matéria sobre a dengue, veiculada no dia anterior, é repetida na integra, inclusive com a mesma entrevista.
Tais notícias, segundo o critério do Sistema Alvorada, são mais importantes que um denuncia no ministério público e uma possível improbidade administrativa. Um denuncia tão desimportante que perdeu espaço para notícias repetidas e não foi veiculada nem com atraso.

Helder Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário