quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A busca pelos culpados não resolve o problema!


No dia 6 de Janeiro o jornal Repórter Parintins trouxe uma pequena notícia intitulada: “Pais enfrentam fila para matricular filhos”. Essa matéria trouxe uma discussão em torno da dificuldade que os pais dos alunos do ensino infantil enfrentam para conseguir uma vaga, sendo preciso que passem dias em filas na frente das escolas.
O principal questionamento aqui gira em torno de uma discussão que não é feita pelo jornalista. Quem mora em Parintins sabe que há muitos anos o modo de conseguir uma vaga para o ensino infantil acontece deste jeito. Todo início de ano há filas enormes na porta de algumas escolas como o Gurilândia, Aurora e Alvorada.
Acredito que não cabe na notícia à busca pelos culpados, mas sim fazer uma problematização em torno da configuração da educação infantil em Parintins. Por que é preciso os pais ficarem nas filas? Será que não há centros infantis suficientes? Ou será que nem todos eles são de qualidade?
Outro ponto da notícia que merece ser dito é a questão de não ter como fonte a fala dos gestores das escolas, nem do secretário de educação do município. Só há a fala dos pais das crianças, o que prejudica uma visão mais ampla do que está de fato acontecendo.
Por fim, a notícia merecia mais destaque dentro do jornal, justamente para que pudesse ser feita uma maior discussão em torno desse assunto. Mas, fica a dica para os jornalistas de Parintins que façam uma matéria discutindo a educação infantil dentro da cidade e se possível fazer um mapeamento das escolas mais procuradas pelos pais e o porquê dessa busca incessante especificamente por estes centros infantis.


Yasmin Gatto Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário