quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O Papa é pop?

Papa Bento XVI é o Papa de Roma desde o dia 19 de Abril de 2005, sendo o atual Sumo Pontífice da Igreja Católica.


Tomada de curiosidade e desejo intenso de descobrir qual a mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial da Paz (01/01), senti-me frustrada, pois tentei chegar ao fim do texto e não consegui. Nosso ensaio começa com uma pergunta pertinente nos últimos dias: quem em Parintins conseguiu ler até o fim a mensagem para o Dia Mundial da Paz proferida por Ratzinger?
A edição de Nº 964 do jornal “Novo Horizonte” trouxe em sua página principal a mensagem inteira do Papa. A fonte que eles utilizaram foi a rádio Vaticano. Não nos cabe aqui falar algo a respeito de religiosidade, nem queremos que assim seja entendido. O que cabe ser dito aqui é qual a (ir) responsabilidade jornalística que se teve ao colocar na íntegra o discurso de Bento XVI mesmo sabendo que a maioria das pessoas ou ninguém ia consegui ler o texto até o final?
Sabemos que o “Novo Horizonte” é um jornal da Igreja católica, e que a mensagem do Papa tem um critério de noticiabilidade muito forte e que Bento XVI é tido como uma figura proeminente. Mas esse fato não o isenta de responsabilidades com o público leitor, seja ele católico, evangélico, espírita, umbandista, etc. O que teve que ser tirado da edição do jornal para que coubesse a mensagem na íntegra? Acreditamos que um grande número de pautas, prejudicando assim a informação do povo de Parintins sobre os acontecimentos locais.
Por fim, é válido dizer que a maioria dos leitores ficou sem saber o que pensa Ratzinger, primeiro pelo tamanho da mensagem e segundo porque os jornalistas deste veículo não tiveram a preocupação em editar ou até mesmo resumir o texto, o que permitiria que todos os leitores do jornal pudessem ter acesso à mensagem de Bento XVI.

Yasmin Gatto Cardoso

Um comentário:

  1. Moça com todo respeito você leu o que o papa escreveu?. Então saberia que esses documentos não se resumem, pois, cada pedaço é pertinente para a compreensão do pensamento do papa. Outra coisa é. É Seu dever ler esse documento, entender e repassar para os leitores, esses que você diz que não vão perder o tempo lendo. Só criticar não vai fazer você ser melhor ou pior que a pessoa que editou. Faça seu trabalho compreenda e repasse para nós o que você entendeu da leitura que também acho. Acho, não tenho certeza que vc não leu.

    ResponderExcluir