quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Resguardando a própria imagem?




Na edição nº 954, referente à semana do dia 20 a 26 de outubro de 2012, o jornal Novo Horizonte traz como uma das chamadas de capa a matéria “Pastor evangélico abusa de crianças”, sendo este também o título da notícia contida no corpo do jornal, editoria Cidade, página 7.
A matéria narra o caso de um pastor da cidade que, ao que tudo indica, abusou de duas crianças. Mas, pelo que aponta a lei, por ele não ter sido pego em flagrante, não ficou detido.
O que é intrigante neste caso é o fato do jornal fazer questão de colocar como chamada de capa este acontecimento, pois vale lembrar que nada do que está, principalmente na capa, de um jornal é por simples motivo... Não que este tipo de notícia não seja importante. Mas percebe-se que o jornal realiza uma prática tendenciosa, pois assim como aconteceu de um pastor abusar de crianças, também já houve vários casos de padres abusarem de crianças, que por sinal parece já terem surgido bem mais casos deste último.
Por outro lado, é importante questionar: quantas vezes o jornal NH já divulgou casos de padres que abusaram de crianças, seja em Parintins, no Baixo Amazonas ou em qualquer outro lugar? Isso também é caso de notícia, não?. Seria este o recurso do NH para tirar o foco de sua imagem? Assim fica a dúvida para se refletir sobre como está sendo realizado o jornalismo deste veículo que prega o lema “A verdade vos libertará”.

Hanne Assimen


Nenhum comentário:

Postar um comentário