quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Parintins, a ilha encantada?



A edição especial do dia 15 de outubro[1] do Jornal da Ilha trouxe logo na capa como destaque uma chamada: “PARINTINS, 160 anos”! Logo abaixo há o seguinte conteúdo: O segredo da magia de Parintins é a simplicidade, o aconchego e a ternura de suas ruas arborizadas, as casas coloridas, típicas das cidades ribeirinhas do Amazonas, agitadas pelo burburinho de um povo alegre e festeiro (Paulo José Cunha). A foto da capa é uma imagem com várias pessoas na Praça do Cristo Redentor e a legenda diz: A Praça Digital Cristo Redentor será palco das comemorações pelos 160 anos de Parintins. Nesta edição especial, a história da ILHA ENCANTADA.
Em primeiro lugar é válido ressaltar que Parintins não tem ruas arborizadas, o que já desconfigura a descrição feita por Paulo Cunha em alguma época. Outro ponto pertinente de ser dito é a utilização de “Ilha encantada” e “O segredo da magia de Parintins” para descrever o município. Ao longo de algumas análises feitas pela equipe LACRIMA já foram constatadas estas utilizações, mas uma pergunta pertinente aqui é: O que faz com que Parintins seja uma Ilha encantada ou até mesmo possuir uma magia? Será que é a falta de lixeiras nas ruas? Será o problema do ‘aterro sanitário’ que nunca é resolvido? A falta de sinais de trânsito? Ou é a não existência da internet BANDA LARGA na Praça que é DIGITAL? Não se pode responder o porquê deste tratamento tão exótico para uma cidade que possui problemas tão simples e ao mesmo tempo tão graves. 
É importante também dizer que nas páginas oito e nove do jornal ainda temos duas ‘matérias’ que foram intituladas respectivamente: “Parintins, a Ilha Digital” e “A ilha do Turismo”. Na primeira página é falado sobre duas praças com internet banda larga, sem fio, WiMAX, de alta velocidade que foi patrocinado pela Intel e abraçado pelo prefeito. Certo. Essas praças ficam em Parintins? Segundo o jornal, sim. Contudo, seria pertinente colocar aqui que às vezes a internet das praças funcionam, só que de forma lenta e oscilante.  
Na página seguinte é falado sobre o turismo na Ilha e de como Parintins se prepara para receber os turistas. “Para receber os turistas cada vez mais numerosos, são promovidos cursos de qualificação dos produtos e serviços, melhorias urbanísticas, iluminação, sinalização turística, paisagismo e revitalização do centro histórico”. Basta andar por Parintins para ver que isso não acontece. Não temos uma boa iluminação, sinalização turística é quase inexistente, sinais de semáforo vivem queimados e os prédios que fazem parte do centro histórico estão abandonados.
Acreditamos que cabe ao jornalista ter um pouco de bom senso e respeito com os leitores deste jornal. Pois as matérias estão tendenciosas e não condizem na maioria das vezes com a realidade. Não estamos negando aqui as mudanças que Parintins teve ao longo de todos esses anos, mas é preciso refletir que a cidade não é encantada, mágica ou qualquer coisa parecida, muito menos digital ou turística. A não ser que o jornal esteja falando de outra Parintins que de fato pode ser uma Ilha Encantada pelo simples fato de não existir.
 
Yasmin Gatto Cardoso




[1] Dia do aniversário da cidade.

5 comentários:

  1. Até nos jornais, vemos a dominação da politica imposta, sempre querendo tapar os bucaros com belas palavras, sendo que na nossa cidade vemos que a realidade é outra, lixeiras viciadas, muitas até proximas a avenidas, internet que raramente funciona, isso porke não foi mencionado a saúde e obras que deviam estar acabadas e ainda se encontram em dscaso.
    Essa é a realidade da Ilha encantada dos Jornais..
    Ass: Cardoso

    ResponderExcluir
  2. Querem apostar que vai vim alguem dizer que Parintins é do jeito que está no jornal só pra puxar saco de políticooo??? critiicaaas 3,,2,,1 :D Isso não foii um ensaioo foii um tapa na cara do jornal e de todos os alienados que concordam que Parintins é Ilha encantada

    ResponderExcluir
  3. Concordo em gênero, número e grau!!!!!!!!!!!!!!!!
    bom, gostei.

    ResponderExcluir
  4. parece-me uma pessoa muito brava

    ResponderExcluir