sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A nova (velha) era


Na edição nº 121 do dia 14 de outubro de 2012, o jornal Repórter Parintins traz como chamada de capa “Vitória de Alexandre inaugura uma nova era”. Trata-se do assunto mais comentado nos últimos tempos na Ilha, a eleição para prefeito de Parintins. E quem ganha, o Carbrás, já tem seu histórico um pouco esquecido por seus conterrâneos.
Trata-se de uma notícia que aparece na editoria Geral do jornal trazendo a notícia intitulada “Era Carbrás volta em janeiro”, tomando o espaço de duas páginas para explicar sobre a vitória da considerada oposição da atual administração da cidade. Ainda se utilizando deste espaço, o jornal mostra também imagens do principal candidato opositor de Carbrás.
Neste caso, é importante frisar que quem escreve esta notícia é um assessor de comunicação de um dos parlamentares ligados a atual administração, oposição Carbrás. Mas, durante toda a narrativa, o que se percebe é mera mediação que se está realizando para mais um período político que surge na cidade, só que agora totalmente diferente do que se estava acostumado há oito anos.
O texto apresenta um vai e vem no sentido de que o autor tenta defender a administração atual, mas ao mesmo tempo também parece tentar delinear um quadro do prefeiturável que está por vir, de modo também positivo.
Fato este que demonstra estar por vir mais um atrelamento com a futura “atual” gestão pública, o que desde já vai comprometendo o fazer jornalístico na cidade, pois o princípio do compromisso com a sociedade, e não com política partidária, já começa a ser deixado de lado. Mas, e agora, será mais uma vez um jornalismo atrelado e corrompido pelos poderes políticos da cidade?
 

Hanne Assimen

Nenhum comentário:

Postar um comentário