terça-feira, 22 de maio de 2012

UFAM em Greve. Lacrima paralisado.

O Lacrima paralisa suas atividades acadêmicas, mas não "cruza os braços"


            Na última quinta-feira, dia 17 de maio, professores de 33 universidades federais brasileiras (entre elas a UFAM de Parintins) deflagraram greve por tempo indeterminado, paralisando suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A principal reivindicação dos docentes é a reestruturação da carreira, já que a proposta do Governo Federal é vista como uma afronta à valorização desses profissionais.
Pela proposta do Ministério da Educação, os professores recém-chegados a instituições de ensino superior federal demorariam muitos anos para alcançar o topo da carreira e definitivamente seria colocado o critério produtivista como regra de ascensão profissional. Isso significa a entrada de uma noção mercantil de produção científica em detrimento do papel intelectual da universidade como instituição disseminadora de conhecimentos voltados à superação das mazelas que acometem a humanidade.
            Só que ao contrário do que pensam muitos, essa greve não será sinônimo de “braços cruzados”. Serão realizadas inúmeras atividades de socialização das questões que envolvem a precarização do professor e as consequências, para a educação brasileira, da desvalorização do magistério superior. O objetivo é ocupar a universidade com atividades culturais e políticas, tornando essa mobilização um espaço para refletirmos coletivamente sobre questões pertinentes à nossa realidade. Temas como as cheias de nossa região e debates sobre o papel da universidade pública já estão sendo planejados. A luta por uma carreira docente digna, com a necessária reposição das vultosas perdas salariais dos últimos anos, torna-se uma luta em defesa da universidade pública. Querem proibir-nos de pensar. Pretendem estrangular essa instituição formadora, destroçar o humanismo que a inspira. Buscam precarizar e sucatear esse patrimônio público... Somos obrigados a resistir. Toda a comunidade de Parintins está convidada a ocupar a universidade conosco e fazer dessa manifestação uma luta pela educação brasileira. Uma luta pelo futuro.
 
 
Rafael Bellan R. de Souza
Coordenador do Lacrima
Professor do ICSEZ/Ufam
Doutor em Sociologia

(texto publicado na edição 75 - em 19/05/2012 - do Plantão Popular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário