terça-feira, 8 de maio de 2012

Nós somos a notícia!


"A verdade vos libertará", é verdade, mas é necessário mais do que vaidade, como atesta o clássico Mito da Caverna de Platão...
Na edição do dia 7 de maio de 2012, o Jornal Alvorada na televisão apresentou uma matéria sobre a comemoração de 18 anos do jornal impresso Novo Horizonte.
O repórter começou apresentando a sala do acervo do jornal NH e mostrando desde a primeira edição do jornal impresso. Logo depois entrevista o coordenador do jornal NH que apresenta novamente de maneira breve a trajetória do impresso desde a sua primeira edição.
Após isso, entrevista também outro repórter que inicialmente fora um entregador do jornal Novo Horizonte, o qual mais uma vez exalta a imagem do veículo. E por último, entrevista o atual jornaleiro do NH, que também não deixa de exaltar a instituição e dizer que é um orgulho trabalhar naquele sistema de comunicação.
Mas na fala deste último há algo a mais, ele diz que o acervo do jornal está aberto para ser pesquisado, que a instituição recebe pessoas que precisam do jornal para realizar algum tipo de estudo.
Será mesmo que esta instituição está de portas abertas para receber pessoas que estejam dispostas a realizar qualquer tipo de estudo, inclusive no que diz respeito a pesquisa que envolva os modos de se fazer jornalismo do próprio sistema? Não foi o que deu a entender em um episódio vivenciado por uma pesquisadora num momento anterior.
Portanto, trata-se de uma notícia sem relevância para o conhecimento da sociedade em geral, pois vale ressaltar que o próprio jornal impresso já havia divulgado essa comemoração, que deveria ser somente interna. O número 18 no total de anos não é nem redondo, para justificar esse nível de comemoração...
Afinal, o jornal só deu ao entender que faltou matéria para complementar a grade de apresentação de notícias. Mas será mesmo que faltou assunto ou o jornal preferiu se exaltar a divulgar notícias de interesse público?

Hanne Caldas


Sobre a polêmica da restrição à pesquisa mencionada no texto veja:


Nenhum comentário:

Postar um comentário