sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sermão institucional


Na edição referente à semana do dia 14 a 20 de abril de 2012, o jornal Novo Horizonte trouxe uma notícia intitulada “Críticas ao comodismo à espera por mudanças no atual sistema”. A matéria relata o que aconteceu na encenação feita pelos jovens católicos contra o atual Sistema de Saúde Pública do país.
A ideia inicial poderia até ser criticar o atual sistema de saúde pública, mas o que é descrito na matéria mostra-se tendencioso e unilateral, pois em vários recortes do texto o autor demonstra a sua visão muito particular sobre o fato.
Aqui estão alguns exemplos: “A ocasião foi propícia para que cada ator no palco improvisado, (...), expressasse o sentimento contrário à herança maldita deixada pelas gerações passadas”; “Em cada gesto simples os jovens souberam mostrar que o mundo é passível de mudanças, basta quem estiver no poder aceitar opiniões e abrir mão dos interesses particulares e egocêntricos”; “Em críticas a outros tipos de violência como drogas, aborto, prostituição e suicídio a decadência da vida humana é fatal. Alguns conseguem se socializar, outros tem destino horrendo”.
Com isso percebe-se que o autor não relata somente o acontecimento, mas ele também expõe claramente a sua opinião, o que vai de encontro com a prática de se fazer jornalismo informativo. Além disso, trata-se de um texto recheado de adjetivações, o que também deve ser evitado em notícias, já que o objetivo é que o leitor formule sua própria opinião. Tudo isso, fora os erros ortográficos que prejudicam a leitura.
Portanto, o autor prejudicou seu relato, pois faltou um posicionamento mais factual para que o leitor pudesse retirar do texto suas próprias considerações, e não ser intensamente influenciado a concordar e pensar de acordo com tudo o que está escrito na quase-notícia de interesse público. Digo assim, pois se percebe também que a notícia é fortemente voltada para o público católico e não para a sociedade em geral. 

Hanne Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário