terça-feira, 24 de abril de 2012

O espaço tá aberto, mas faltou jornalismo



Na edição nº 31 do dia 02 de abril de 2012, o jornal Gazeta Parintins trouxe uma divulgação intitulada “Nota na íntegra”, que se trata sobre o polêmico assunto da privatização da água no município.
É válido observar que é importante o jornal apresentar esta nota à sociedade, para que sejam divulgadas as ações da União das Associações de Moradores do Município de Parintins com relação à privatização do SAAE.
Por outro lado, percebe-se que o jornal se isenta de qualquer posicionamento sobre o assunto, visto que em todo o restante do corpo do jornal não é possível encontrar nenhuma notícia relacionada ao assunto.
Seria muito válido o jornal além de publicar a “Nota na íntegra” utilizar esta como proposta de pauta para desenvolver uma notícia que explicitasse e problematizasse para a população e para o próprio município as consequências de privatizar a água.
Além disso, na nota também aparece o trecho que diz que a Associação irá se unir com as universidades UEA e UFAM, mas não é dado relevo a nenhum representante dessas instituições, o que já poderia ser utilizado como fonte de informação para uma notícia que fosse produzida pelo jornal. Outra informação que consta na nota e que poderia ser explorada é quando diz: “essa decisão foi tomada pelos representantes das seguintes associações: Itaúna I, Itaúna II, Paulo Corrêa, Bairro União, (...)”, pois estes representantes também podem ter vez e voz para serem explicitados como fontes de informação e opinião sobre o assunto.
Portanto, diante do acontecido percebe-se que faltou mais posicionamento por parte do jornal, mas que agora já possui juízos para desenvolver uma pauta sobre o fato da privatização da água no município de Parintins, e enfim poder mostrar a população os meandros dessa importante questão.

Hanne Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário