segunda-feira, 2 de abril de 2012

Mulher seminua vende jornal?

Visão machista prejudica acesso do público feminino ao jornal

Na edição nº 1080, do dia 20 de março de 2012, o jornal Dez Minutos trouxe, mais uma vez, uma edição recheada de mulheres super cortejadas pela grande massa masculina.
Como é de praxe, trouxe na chamada de capa a imagem de uma mulher com trajes mínimos para dar destaque a suas curvas e seios, e com a legenda: “A Bella da Semana”. Trata-se de um ensaio fotográfico que é mostrado na última página do jornal.
Além da capa, na contracapa do periódico, em que aparece o ensaio da chamada de capa, aparecem também várias fotografias de outras celebridades que estão na mira dos paparazzi para serem clicadas diariamente em seus momentos mais pitorescos possíveis. Aliás, é isso que é vendido, as suas respectivas imagens seminuas ou completamente despidas.
O debate é: além dessas mulheres venderem seus corpos como imagens pitorescas ocorre aí a reificação da imagem feminina, ou seja, se tornam meros produtos de mercado, um produto à venda e com prazo de validade de no máximo um dia.
Além disso, vale ressaltar que esta empresa parece considerar que somente homens compram e leem este jornal, o que representa ser uma visão estritamente machista, pois esta raramente traz um ensaio masculino, haja vista que nunca presenciei tal fato. Mas eis o questionamento que não quer calar: Então, por que vender somente a imagem feminina? Seria o discurso machista que ainda prevalece na sociedade?
Não se pode aferir que a proporção do público masculino que compra o jornal seja maior do que o público feminino, mas é o que o jornal está forçando parecer, devida a grande quantidade de assuntos voltados para este público.

Hanne Assimen

Um comentário:

  1. Cara eu fico indignada com isso olha, está mais do que na hora de que o 'jornal' Dez Minutos mude seu nome para 'Playboy 2'! Pouca coisa pode se aproveitar desse tal jornal, ele está visivelmente direcionado à homens sem conteúdo que só querem ver uma bunda bonita e apetitosa cedo da manhã, e às mulheres que necessitam ver o que acontecerá nas novela das 8 ! Repito, pouca coisa há de bom nesse jornal. Rezo por essas mulheres que são evidenciadas nessas primeiras páginas todos os dias, que elas usem a inteligência que foi dada por Deus para estudarem e não utilizarem seus corpos como objeto sexual e incentivo para a venda de jornalecos como o 'Dez Minutos'.
    Amém !

    ResponderExcluir