quinta-feira, 15 de março de 2012

Uma visita e nada mais!

O Jornal da Ilha trouxe uma matéria intitulada: “Juscelino visitou a redação do JI”. A notícia trata sobre a ilustre visita do vereador à redação do Jornal, que acompanhado de seus assessores, passou pelas instalações do local, quis ver as edições anteriores do veículo e teceu elogios ao trabalho que a equipe do J.I faz aqui em Parintins.
A pergunta que deve ser feita é: qual o critério de noticiabilidade[1] que o Jornal da Ilha está usando para selecionar as suas notícias? Sim, porque qual a real necessidade dos leitores saberem que o vereador foi fazer uma visita à redação do Jornal! Quer dizer, se eu tenho um jornal e alguém que eu considere importante vier até mim, eu vou fazer uma notícia e publicar? Jornal não é agenda!
Evidente que se a equipe do Jornal da Ilha fosse atrás de pautas para cobrirem em Parintins, eles encontrariam assunto de sobra para preencherem o espaço do jornal e também para noticiar aos leitores assuntos relevantes, de forma responsável.

Lacrima

Referências:
 SOUSA, Jorge Pedro. Elementos do Jornalismo Impresso. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2001.


[1] Os critérios de noticiabilidade não são rígidos nem universais. Por outro lado, são (...) de natureza esquiva, opaca e, por vezes, contraditória. Eles funcionam conjuntamente em todo o processo de fabrico e difusão das notícias e dependem da forma de operar da organização noticiosa, da sua hierarquia interna e da maneira como ela confere ordem ao aparente caos da realidade (SOUSA, 2001, p.39)

Um comentário:

  1. Antes que alguém venha dizer que não gostamos do Juscelino, isso é indiferente ao assunto do ensaio, ninguém fala mal dele, seja verdade ou mentira, a discussão aqui é critério de noticiabilidade.
    OBS. Sou amigo do Vereador.

    ResponderExcluir