segunda-feira, 26 de março de 2012

A fábrica de pedras da Apple


A edição de 24 a 30 de março de 2012 do Jornal Novo Horizonte trouxe uma intrigante e mal apurada notícia, intitulada “Parintinense processa Apple por receber pedra no lugar de iPhone”.
A notícia trata de um caso em que uma pessoa pediu um iPhone, produto fabricado pela empresa Apple, mas recebeu uma pedra no lugar do aparelho. Com um tom de denúncia, a notícia dá voz ao indivíduo, o qual diz processar a empresa, pois segundo ele “eu comprei da Apple e não importa se o extravio foi em transportadora, na viagem entre Parintins e Manaus, a empresa tem o dever de evitar que essas coisas aconteçam...”.
O fato é que, há uma incompatibilidade com a legislação do consumidor, pois o artigo 14 do código de defesa do consumidor diz que: “O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos”.
O que significa dizer que independente de culpa, responde quem prestou os serviços, ou seja, a transportadora e a loja que vendeu o produto, sendo que a Apple é a apenas a fabricante dos produtos, e não de pedras.
Sabemos que o jornalista tem pouco tempo para fazer as notícias, mas não é difícil falar com um advogado em uma cidade onde há uma universidade com curso de direito. Aliás, em uma cidade com duas universidades é estranho vermos professores e especialistas sendo procurados pelo jornal da mesma forma que se procura um picolé no Polo Norte.

Helder Mourão

3 comentários:

  1. Gostaria de lhe informar Helder, que a apple não é somente fabricante de aparelhos como você menciona, ela também vende seus produtos pela internet direto ao consumidor através da Apple Store (store.apple.com/br). Portanto, é você quem precisa se informar. E como você já me pediu pra lhe ajudar algumas vezes, lhe ajudarei agora. Essa notícia saiu no G1, e a Apple americana já enviou outro aparelho ao comprador.

    ResponderExcluir
  2. Agooooora. Espero que mais gente siga seu exemplo Trindade. Diferente dos que recebem nossas críticas, eu agradeço pela sua contribuição.

    ResponderExcluir
  3. Nesse bagulho de Iphone eu não me meto. Esse negócio é pra rico. Sou pobre, e só tenho condição de ganhar celular em bingo.
    Ass: Zé Pequeno, o gostosão.

    ResponderExcluir