segunda-feira, 19 de março de 2012

Enlatados: vereadores desconhecem o problema?




O Plantão Popular do dia 7 de março de 2012 noticiou a falta de conhecimento de alguns vereadores sobre “o cancelamento do contrato entre Governo do Estado e Prefeitura para a compra de merenda regionalizada” com a manchete: “Vereadores desconhecem fim de convênio”, sendo que apenas três vereadores são mencionados no texto. A questão é que no momento a câmara dispõe de nove edis...
A matéria começa afirmando que “a maioria dos vereadores” constatados desconhecia o assunto. O primeiro é Beto Farias (PMDB) que é contra produtos industrializados na merenda escolar. O segundo Flávio Farias (PT) diz que “o Estado não pode ficar bancando irresponsabilidades”. No último parágrafo, outro vereador é questionado, no entanto não fica claro de quem se trata, pois seu nome não é mencionado a não ser pelas iniciais (J. A.). Ele diz que gostaria que a merenda “fosse regionalizada e que a Agência de Desenvolvimento Sustentável – ADS comprasse a produção de Parintins”.
Nessa mesma edição, o Plantão publicou uma noticia sobre a imposição de produtos enlatados na merenda escolar. Na matéria são expostas questões que dão credibilidade a informação com a opinião dos pais de alunos e a fala do presidente do colegiado. No entanto, não foi ouvido nenhum representante da Seduc para saber o motivo de inserir enlatados na merenda, sendo que tais produtos podem fazer mal a saúde.
Para Octavio Bonfim “a apuração, consiste no levantamento completo dos dados e elementos de um acontecimento, para que se possa escrever uma noticia sobre o mesmo”. No entanto, o Plantão deixou a desejar em sua apuração, não que o assunto em questão seja de pouca importância, muito pelo contrário. Contudo, a má apuração e o vício em fontes especializadas fazem com que se perca a competência na divulgação de informações relevantes.
A mídia impressa deveria se atentar para tais falhas que ocorrem não só no Plantão Popular, mas em outros veículos também. Certo de que se usa muito a desculpa da correria do dia a dia, algo que prejudicaria o aprofundamento nas matérias, devemos lembrar que isso faz parte da profissão. É preciso mais pesquisas e um maior interesse de quem tem como dever informar a população.

Tuanny Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário