quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Confusão de termos


O Jornal da Ilha, na edição de 20 de novembro, estreou uma nova seção, escrita pelo presidente da Associação Parintinense de Cinema – APINCINE, Harald Dinelly. A crítica ou resenha de cinema é um gênero do jornalismo opinativo e está dentro da vertente do jornalismo cultural.
Para começar temos a seguinte frase: “... estaremos trazendo a você amante de cinema a análise de um filme, seja ele lançamento ou filme ‘Cult’”. Aqui há uma confusão de termos, pois se entende pela leitura do texto que lançamento é o contrario de cult. Mas o termo Cult, para o cinema, caracteriza os filmes que apostam em sua linguagem, buscando inovações e comumente roteiros originais, o que muitas vezes faz com que os Cult’s sejam filmes de baixo custo.
O texto destaca-se por não esquecer duas fundamentais características da crítica de cinema, a sinopse (denominada “história” no jornal) e a ficha técnica, mas peca na análise por esquecer-se de relatar que o filme analisado, “Comer, rezar, amar”, foi baseado em um livro de Elizabeth Gilbert, de mesmo nome e adaptado para o cinema.
Em sua avaliação, propriamente dita, há algumas falhas e ausência de informações básicas, pois não é dito que o livro é um relato de vida da autora, como um capítulo de uma biografia, mas com o nome de Liz Gilbert, praticamente seu nome, Elizabeth Gilbert.
A avaliação é técnica demais para um leitor sem os conhecimentos da linguagem e dos jargões do cinema e é muito vazia, pois, por exemplo, o escritor diz que é “um filme com ótima fotografia”. Essa fotografia, não é a fotografia que conhecemos, trata-se dos princípios da fotografia aplicados ao cinema, já que o primeiro é estático e o segundo tem movimento. Apenas dizer que a fotografia é ótima, não é análise e nem crítica, pois não dá fundamentos para dizer o que é ótimo nessa fotografia.
Outras colocações não são fundamentadas e ficam no simples ponto de vista do escritor como, “grandes atuações e trilha sonora inesquecível”. O mais viável seria mostrar o porquê de ser uma grande atuação e da trilha sonora ser inesquecível, mostrando isso com partes do filme e fundamentando.
No desenrolar, a única colocação que realmente tem tom de crítica, mas que faltou aprofundamento foi neste trecho: “ Não gostei quando retrataram como costume dos Brasileiros beijar os filhos (já adultos) na boca”, em que não foi explicado o porque de não gostar.
No mais, alguns erros ortográficos e gramáticos, mas é bom ver uma seção sobre cinema nos periódicos locais, pois aguça ainda mais os parintinenses que tem mostrado ter gosto e talento por ele.

Helder Mourão

8 comentários:

  1. Obrigado Helder pela minha coluna estar gerando debate sobre cinema, este é um dos objetivos dela.
    Quanto à falta de detalhes, vc deve saber como é feito um jornal, portanto tem conhecimento que se tem pouco espaço para descrever as técnicas como vc deseja. Apesar de vc ter "profundo" e "douto" conhecimento sobre cinema esta coluna pretende estimular as pessoas "leigas" a assistirem filmes e desenvolverem opinião própria e não formar doutores em cinema (por isso o texto "leve").

    Você se equivoca quando cita a sinopse, esta é uma síntese do filme em poucas linhas de texto e que é divulgada oficialmente, o que coloco na coluna é um resumo da história mesmo.

    A coluna expressa a opinião do autor... e tudo realmente é o meu ponto de vista.

    E quanto à "confusão de termos", opinião sua, a respeito da citação de filme lançamento e filme cult.A minha opinião é que um filme não é considerado cult em seu lançamento e sim quando ele forma grupos de expectadores que CULTuam aquele filme. Pesquise e você encontrará diversas opiniões sobre o tema.

    Não sou dono da razão, não sou formado em cinema e nem sou jornalista, mas tenho senso crítico, um pouco de conhecimento, e estou Presidente da Associação Parintinense de Cinema o que me reserva o direito de buscar formas de desenvolver o gosto pela sétima arte em nosso Município.


    Abraços e obrigado por ser leitor de nossa coluna.

    ResponderExcluir
  2. OPS... tinha erro de português no meu comentário também!! Desculpa...

    ResponderExcluir
  3. Os sábios apenas deixam falar sobre seu trabalho sedo ruim ou bom. O que importa é que case impacto, pois a verdade depende do ponto de vista de cada um, nesse caso.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço pela resposta Harald, mas não tenho nem "profundo" e nem "douto" em cinema, assim como você ou um interessado que busca estudar um pouco. Concordo que o texto de jornal e para leigos deve ser leve e pequeno, mas não deve ser deixar lacunas também, as quais citei no texto, principalmente a falta do conceito de fotografia no cinema.

    ResponderExcluir
  5. Penso que o blog exagera em alguns momentos, isso é perigoso, pois pode se reverter em descrédito do mesmo (eu mesmo que lia diariamente, estou lendo casualmente) na medida em que chegam a banalização da (in)maculação da informação. Sei que os que o fazem são acadêmicos. Então se comportem como tais, e não como juízes intocáveis. Se pelo menos eu encontrasse algo escrito por vocês em outros veículos de comunicação que não fosse nesse blog laboratório, talvez entendesse o caminho que estão percorrendo e tentando mostrar. Senão, continuarão a meu ver como cachorros loucos correndo atrás da roda do carro. Pena, mais entendo, afinal, são ainda acadêmicos.

    ResponderExcluir
  6. Esse Trindade já quer começar com a fuleiragem.

    ResponderExcluir
  7. Bem Trindade, pelo menos vc eu gostaria que nos ajudasse, já que começou o assunto. Quando o blog exagera? Mostre-nos, porque ao contrário dos jornais de Parintins, nós queremos crescer com as críticas e precisam desse feedback.
    Mostre-nos exemplos de "banalização da (in)maculação da informação" e quando nos mostramos "Juízes intocáveis".
    Não vejo necessariamente a necessidade de estarmos em algum jornal escrevendo para que sejam mensuradas as críticas, esse é um espaço de crítica de mídia e não de avaliação de fulano ou ciclano, do LACRIMA ou dos jornais de Parintins.

    ResponderExcluir
  8. Para criticar, tem que ter bagagem, vcs pelo menos tem a sabedoria e a humildade de um Wilson Nogueira? Vcs "criticam como se fossem os donos das razões e desconhecem que mesmo com conhecimento acadêmico e do cotidiano, quando tiverem no fim de suas vidas olharão para dentro de si e vão concluir que morremos pensando que aprendemos tdo e q somos sábios, mas na verdade não sabemos de pn...

    ResponderExcluir