segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pseudonotícia

Comerciantes ou jornalistas? Foto de Walker Evans

Na edição nº 198 de terça-feira, 01 de novembro de 2011, o jornal Plantão Popular trouxe uma pseudonotícia intitulada “Loja lança rabeta turbo” que apresenta o mais novo produto lançado pela loja Santo Antônio.
Acima do título, o jornal utiliza o recurso do chapéu intitulado “Santo Antônio”, recurso que deveria servir para situar o leitor, sendo uma forma de informação complementar.
Mas o que é perceptível após a leitura da matéria, é que não se trata de uma notícia, e sim de uma publicidade de forma escrita e detalhada, promovendo o novo motor rabeta lançado pela loja.
Esta atitude tomada pelo jornal de utilizar o formato de notícia para fazer publicidade não é a melhor forma de ganhar credibilidade, pois o leitor pode acabar ficando confuso sobre o que é notícia e o que é propaganda de produtos, o que caracteriza-se como um descompromisso com o público. O leitor, sem ter o conhecimento técnico do fazer jornalístico, acaba nem percebendo esse disfarce de informe publicitário em notícia jornalística.
Portanto, esta não foi uma boa sacada para chamar a atenção do leitor, pois a discordância de modelos postos sempre abala a credibilidade de um jornal. E vale ressaltar que para que não ocorra mais estes tipos de discordâncias, é válido recomendar para as edições posteriores que se coloque, pelo menos, no local do chapéu a palavra Publicidades para que o público saiba do que, de fato, trata-se a notícia.

Hanne Caldas

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