quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dinamismo ou autopropaganda?


Seria Parintins a Ilha da Fantasia?

Na edição nº 902, da semana de 22 a 28 de outubro, o jornal Novo Horizonte trouxe na editoria Cidade, página 4, uma notícia intitulada “Bi Garcia recebe prêmio na Alemanha” que relata sobre a ida do prefeito à cidade de Colônia, na Alemanha, para receber o prêmio na 17ª edição do “Meeting City Dinamics World 2011”.
No primeiro parágrafo, a notícia relata: “O prefeito Bi Garcia viaja neste próximo final de semana para a Alemanha onde vai receber o prêmio modelo de gestão pública pela integração e resgate da máquina administrativa, por ter conseguido em sua gestão como prefeito, incluir Parintins entre as 300 cidades mais dinâmicas do mundo.”
É importante questionar duas colocações dentro deste pequeno trecho: a primeira que afirma a existência de um “resgate da máquina administrativa”, pois fornece o sentido de que a “máquina administrativa” tenha sido roubada, sequestrada, ou algo parecido, já que ela foi “resgatada”, segundo consta o texto. Ainda sobre isso, é válido verificar que o jornal não explica ao leitor o que significa o termo “máquina administrativa”.
Outro ponto importante é a inclusão de Parintins entre as 300 cidades mais dinâmicas do mundo. Mas afinal, o que é ser uma cidade dinâmica? O que a torna dinâmica? Ela se mexe, sai do lugar, é flexível, se movimenta, cresce pra algum lado? Em nenhum momento, quando se fala que Parintins é uma cidade dinâmica, o jornal traz explicações fundamentadas do que seja, nesse sentido, ser cidade dinâmica.
Vale lembrar que na cidade o que mais se ouve e se vê é propaganda com o slogan “De Parintins para o mundo ver”, é sempre a mesma visão de que a cidade é maravilhosa, que está tudo muito bem, que é o melhor município, e que tem sempre a melhor educação, melhor saúde, melhor e sempre melhor em tudo. Mas nunca mostram a verdadeira realidade da Ilha, pois só é viver para ver, a educação é baixissima, a saúde pior ainda, a segurança se afogou no rio que passa na frente da cidade, entre tantos outros problemas que precisam ser pensados para melhorar o cenário real que boa parte da população da cidade vivencia diariamente com muito pesar. Será que são esses problemas que caracterizam ser uma cidade dinâmica? E ainda, o que a população pensa sobre morar numa cidade dinâmica?
Afinal, o que se analisa sobre isso é a existência da constante autopropaganda do poder político em voga - pois muito se fala, mas pouquíssimo se evidência nesses textos sobre o verdadeiro cotidiano do parintinense.

Hanne Assimen


11 comentários:

  1. Tu ainda não tomou vergonha na cara! Saiba que nuncas deitarás na rede da humildade para pelo menos saber respeitar o nosso, p q não analisa o programa do aelxandre da carbrás, o barrabás, lá vc tem pauta de sobra p fazer ensaio.

    ResponderExcluir
  2. vejo q vc foi infeliz nas palavras, saiba q vc como estudante não deve só apontar as falhas do poder público, p q quem garante q onde vc nasceu pelo menos tem saneamento básico? Seja mais humilde, pois o povo parintinense quem sab um dia possa t reconhecer, senão, estás condenada a sair da academia e não ter nem se quer dinheiro p comer.

    ResponderExcluir
  3. para vc ter uma ideia sobre a educação em Parintins, a PUC fez um censo ano passado e o resultado é q o indice d analfabetismo não a 2%, vc ta muito mau informada e que sá até mau educada...

    ResponderExcluir
  4. Se vc quer ver ensaio sobre o Povo na TV é só dar uma olhadinha, tem um monte aqui no blog.
    E pq vcs não respondem às críticas postas aí em cima? Mais de um vez mostramos coisas boas da mídia de Parintins, mas vcs nunca comentam ou nunca veem né? Nosso papel não é apontar o bom ou ruim, é apontar o que esta posto, e a notícia foi mal explicada e mal feita, discorda? mostra fundamento, responde as questões do ensaio.
    Que diferença faz se em Manaus, na China ou na ilha de Lost tem saneamento básico? A crítica é da mídia do Amazonas e a notícia aqui analisada é sobre Parintins, discorda da questão do saneamento? Mostra outra coisa.
    E não venha colocar essas pesquisinhas fajutas aqui pq qualquer um sabe e é só perguntar dos professores das escolas e das universidades também. Tem gente na faculdade que não sabe escrever e nem ler, tem jornalista que escreve de forma ruim e ainda por cima não "deita na rede da humildade" pra reconhecer que erra, errou e pretende mudar!

    ResponderExcluir
  5. Querido anônimo, nós temos que ficar calados quanto a essa questão? Será que temos de aceitar passivamente tudo o que nos é repassado pelos meios de comunicação? Acredito que a universidade não está mudando seus pensamentos, que por sinal, continuam alienados.
    Aqui não defendemos fulano ou sicrano, como você deixou a entender. Dê uma olhadinha em nossos ensaios, que você verá que não estou falando besteira.
    Ah, me diz onde vende essa tal rede da humildade, porque eu preciso de uma rede pra minha viagem à Manaus. ;)

    ResponderExcluir
  6. Então de nada vale vc estudar, pois a PUC não faz pesquisa fajuta. Procura fik informado, pois tu andas que nem "xerimbabo".

    ResponderExcluir
  7. Caro leitor anônimo, primeiramente, obrigada por estar lendo nosso blog. Bem, meu papel é analisar o que está posto, ou seja, a notícia que consta no jornal, somos um grupo que sabe reconhecer quando o jornalismo é desenvolvido da maneira correta, mas também sabemos analisar quando precisa melhorar. Ah e se você quer ver ensaio sobre o Povo na TV ou de tantos outros, te garanto que tem bastante aqui no blog.
    Outra coisa, não estou aqui esperando ser reconhecida por algum veículo de Parintins, pois você precisa saber que creio realmente que falta muito para um jornalista ser reconhecido nesta cidade. E agora uso as palavras de uma sábia colega jornalista: "Sou jornalista por hobbye, se eu quiser ganhar dinheiro eu vendo trufa". Ah e me fala também onde é que vende esta tal da "rede da humildade" que to precisando pra minha viagem.
    #Obrigada e volte sempre.

    ResponderExcluir
  8. kkkkkk. Eu tb quero uma rede dessa!! =p
    Ando viajando muito ultimamente nessa minha carreira de jornalista!!

    ResponderExcluir
  9. é isso aí Connie, vc tem talento, e eu sei, pq t acompanhei desde o primeiro desejo de ser jornalista.
    não se preocupe com o q os ignorantes falam.
    Tenho certeza q vc será reconhecida aí e em qualquer lugar do mundo.

    ResponderExcluir
  10. Eu apoio total a visão critica da matéria. Como existe alguém que poder ser tão condicionado a aceitar as coisas como são ditas??? Ahhhh lembrei, esse é apenas o reflexo da nossa sociedade paralisada e inertes ao fazer sociedade, ao participar da sociedade. São apenas pessoas sugaradoras que visam apenas o beneficio próprio. Parabéns Helder

    ResponderExcluir
  11. Pelos meus poucos 4 anos de graduação e duas Pós é isso que compreendo como formação acadêmica. Como foi infeliz esse tal de anônimo. Precisamos cada vez mais de jovens assim, que falem, exponham seus pensamentos, argumentem. Isso é formação acadêmica. Parabéns.

    ResponderExcluir