sábado, 12 de novembro de 2011

Autopromoção popular


"Narciso", do pintor Caravaggio



Na 2ª edição de outubro de 2011, o jornal A Folha do Povo traz na editoria Geral uma notícia intitulada “Bloco Os Papudinhos homenageará Alan Gomes” que relata os motivos da homenagem.
Primeiramente, vale ressaltar que a pessoa que será homenageada pelo bloco no carnaval de 2012, Alan Gomes, é o proprietário do jornal A Folha do Povo, o que caracteriza imediatamente o que chamamos de autopropaganda.
Seguindo em direção a análise da notícia propaganda, primeiramente é possível verificar uma foto do Alan Gomes na parte esquerda do texto. Em seguida, quando discorre o texto, é possível confirmar a autopropaganda utilizando as palavras da fonte consultada, o presidente do bloco, Jorge Anselmo. Para exemplificar melhor a análise, no segundo parágrafo do texto é possível verificar as palavras de Anselmo: “Primeiro pela simplicidade e por ser um rapaz corajoso e ao mesmo tempo audacioso naquilo que ele quer, eu acho muito bonito isto da parte do Alan, é um rapaz determinado, é uma pessoa transparente, é correto...”.
O terceiro e último parágrafo é também somente a fala do presidente do bloco, o que caracteriza oficialidade da fonte, pois o repórter poderia ter entrevistado pessoas da sociedade que brincam na época do carnaval e os próprios foliões adeptos do grupo para ver o que pensam sobre essa decisão da presidência do bloco carnavalesco.
Enfim, percebe-se que o jornal utilizou o espaço de notícias sobre a cidade para fazer propaganda de seu dono, o que caracteriza falta de compromisso com o leitor. Dessa forma, compromete a prática do fazer jornalístico como forma social de conhecimento, já que com certeza um fato importante da cidade perdeu espaço no jornal para ser posto esta “notícia”, que não trata de algo de interesse geral da sociedade parintinense.

Hanne Assimen

2 comentários:

  1. Ohh velho Arbex Jr (Piada interna)
    Quando for necessário fazer tal coisa, existem formas menos espetaculares e "promíscuas" de fazer isso, uma nota tão opinativa dessa deveria ser colocada numa seção à parte, ou mesmo no editorial.

    ResponderExcluir
  2. Ele é tão bom e correto que precisa destacar isso no próprio jornal . Esse é 'O CARA' --'

    ResponderExcluir