quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Tony falou… é notícia?


          O jornal Repórter Parintins trouxe na edição nº72, de 9 de outubro, uma matéria intitulada “Reunião discute setor primário”. A matéria mereceu até chamada na capa, que diz: “Tony está preocupado com agricultura”. A preocupação do deputado agora é critério de noticiabilidade para este informativo. Além de Tony Medeiros sempre ser  pauta no Repórter Parintins, ele sempre se mostra preocupado com algum assunto! Se preocupação fosse critério de noticiabilidade, todos os parintinenses “preocupados” deveriam merecerer um bom destaque no jornal. E se a proeminência de um político é critério, cada vereador de Parintins, e também os deputados que se dizem próximos do município, mereceriam destaque no periódico. 
          A notícia trata da PREOCUPAÇÃO de Tony com a falta de incentivo para o setor primário no Amazonas, e da reunião que ele fez para tratar desses assuntos. Vale ressaltar, que ao longo da notícia o autor usa três fontes, o deputado estadual, o geólogo Fred Cruz e o diretor de agricultura da Sempab – Secretária Municipal de Produção e Abastecimento, Marcílio Pascoalino.
          Usa-se apenas as fontes oficiosas, que segundo Nilson Lage “trata-se de um mau hábito, que se deve mais ao tradicional antagonismo com o mundo oficial do que a questão de credibilidade. Devem-se citar (...) as fontes, sobretudo de dados numéricos (...). Fontes oficiais, como comprovam autores de todas as épocas, falseiam a realidade. Fazem isso para preservar interesses estratégicos e políticas duvidosas...”(p.65).
          Mais uma vez vemos que o jornal impresso em questão utiliza apenas fontes oficiais, uma seleção consciente, que favorece uns, evidentemente, exclui outros depoimentos. Sabemos que o uso adequado das fontes respalda muito mais uma matéria e fornecem maior credibilidade ao jornal, fazendo também com que o leitor entenda de forma mais ampla todos os lados envolvidos.

LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 7a Ed. Rio de Janeiro: Record,2008.

Yasmin Cardoso

15 comentários:

  1. Está faltando assunto Lacrima? Afinal, ler duas críticas, falando praticamente do mesmo assunto, um dia seguido ao outro, me parece um esgotamento de assunto, ou uma grande falta de criatividade por parte do(a) autor(a). A postagem do dia 19 já havia abordado a totalidade do tema, tornando inútil e sem sentido a do dia 20. Mesmo tratando de notícias diferentes, o assunto da crítica era o mesmo, o fato da excessiva importância dada aos atos do Tony Medeiros em visitas a Parintins. Acredito que da próxima vez que forem repetir críticas sobre a mesma coisa, dêem um intervalinho, assim esquecemos-nos de uma e a outra não parecerá tão inútil.

    ResponderExcluir
  2. SINCERAMENTE VC DEVIA ESTAR ORGULHOSA POR FINALMENTE TER ALGUÉM LUTANDO POR PARINTINS

    ResponderExcluir
  3. Pelo o que tudo indica o TONY MEDEIROS, vai continuar sendo DESTAQUE em todos os Jornais, conforme-se. É ate uma vergonha vc postar uma materia dessa.

    ResponderExcluir
  4. Não há um limite mínimo e nem máximo de postagens. Se o mesmo assunto aparece duas vezes no Lacrima é por que apareceu duas vezes no jornal. Não é de hoje isso. Se não formos repetir os assuntos, é possível que o Lacrima pare aqui. Apareceu, mereceu crítica, vai ser criticado.
    Os jornais pouco tem lido nosso blog e pouco tem aprendido conosco, então precisamos estar martelando os temas.

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que este tal de "Lácrima" está a serviço do Alexandre da Carbrás, acredito mesmo!

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fala sérioo. A pior coisa que eu poderiia ter lido hoje.

    ResponderExcluir
  7. Acesse aí, anônimo. Nada temos com o Carbrás. Não tente desqualificar nosso trabalho aproximando-nos desse ou daquele grupo de poder parintinense.

    http://observandoparintins.blogspot.com/2011/08/presunto-na-tv.html

    ResponderExcluir
  8. Luiz Paulo....acho seu comentário de pouca relevância e imprestável. Não fale que o ensaio é inútil. E creio que não falte assunto para ser abordado pelo LACRIMA. Não diga que falta criatividade da autora,pois o ensaio está pautado am algo real! Se vc se sente tão ofendido por ter lido um ensaio "sem sentido", então, não leia! Vc se acha o máximo,né Luiz Paulo? Acha que mais ninguém nesse mundo, além de você, possa escrever bem!

    ResponderExcluir
  9. Haha. Agora o LACRIMA tem vínculos políticos? Só era o que faltava. Quem acredita que o grupo tem vínculos com A ou B, ESTÁ PERDENDO SEU TEMPO EM ACHAR ISSO!!

    ResponderExcluir
  10. O lacrima é um projeto da universidade, não tem com a política ou a políticagem, por favor, isso sim é tentativa de políticagem.
    Também achei pouco relevante o comentário do Luiz Paulo, que por ventura é mau amigo, mas é válido até para esclarecer o motivo de aparecer novamente.
    Agora, vamos deixar as pessoalidades pra outro lugar, sei que esse anônimo que xingou o Luiz Paulo não é do lacrima, mas por favor, resolvam suas diferenças em outro lugar. Discordo do seu pensamento, os ensaios tem que ser lidos e discutidos, nenhum jornal se defende com fundamento, só com baixarias e pieguisses, então não faz mal alguém que não é da mídia puxar uma conversa decente.

    ResponderExcluir
  11. Pronto!
    virou baixaria
    so faltam xingar a mãe.

    ResponderExcluir
  12. Caro (a) Anônima (com letra maiúscula por ele(a) ser assim o nome próprio da pessoa que se dirige a mim), eu não me ofendi, e nem retiro a minha colocação de que o espaço poderia ser melhor utilizado com algo mais importante e relevante. Vamos aos porquês. Primeiro, o texto do dia 19 já está bem completo e aborda muito bem o fato da problemática que é a atenção dada ao senhor Tony Medeiros na mídia parintinense, não havia a necessidade de outro texto, praticamente sobre o mesmo assunto. Ficou tão prolixo que a autora utiliza um trecho que parece tirado do primeiro ensaio: "A preocupação do deputado agora é critério de noticiabilidade para este informativo", sendo o título do primeiro ensaio: A "preocupação" de Tony Medeiros.
    Aos olhos de um observador mais crítico, essa repetição de assuntos assim tão subseqüentes pode levar a algumas conclusões, não que eu conclua assim, mas pode parecer que é:

    1) O Lacrima está fazendo perseguição política ao Tony Medeiros e quer prejudicá-lo.
    2) Estão acabando os assuntos para o blog falar, o que é de certa forma positivo porque os jornais de Parintins estão escrevendo melhor. (bah)
    3) Infelizmente, realmente, falta criatividade por parte de alguns(as) ensaístas.

    Bem, eu conheço vários envolvidos com esse projeto e sei que nunca usariam esse espaço para apologias políticas. A classe jornalística de Parintins está tão acomodada no seu modo de fazer jornalismo há tantos anos, que levará muitos outros para que possam corrigir os seus erros. E eu conheço pessoalmente a ensaísta desse post e sei que ela é competente e não lhe falta criatividade.
    Portanto, eu sei que as conclusões que eu formulei não são corretas, mas para alguém com um olhar mais crítico e analítico dos fatos, elas podem vir a ser. Então cuidado no que forem escrever para não passarem idéias erradas.
    P.S. Caro anônimo (a), eu não me acho o máximo e muito menos sei escrever, ainda mais bem, mas se você acha isso, a ponto de querer jogar assim, eu aceito de bom grado. Muito obrigado. Desculpem pelo post grande.

    ResponderExcluir
  13. Olha Luiz, em certo sentido da à entender suas três questões. O negócio é que o lacrima não tem grupo político, faz crítica de mídia. Apareceu, duas, três, dez vezes a mesma situação, então vai ser observado, pois a questão quantitativa é um pressuposto da hipótese de agendamento, o efeito enciclopédia, como você não é da área Luiz não deve conhecer essa área da comunicação, mas estou esclarecendo agora.
    Sobre sua segunda questão, os jornais pouco nos leem ou aceitam o diálogo e as críticas. Não somos nós que definimos os assuntos ou a criatividade, por que não vamos sair buscando conspirações mirabolantes e nem mensagens subliminares, somos pautados pelos "falhas" da mídia, que são sempre as mesmas, os jornais são viciados em certas questões.
    Quando ao resto, estou vendo que há pessoalidade correndo aqui e digo que esse é um espaço de crítica de mídia e não de crítica pessoal.

    ResponderExcluir
  14. olha pra começo de história, isso está algo bem esclarecedor, se eles estam trabalhando é porque nós o colocamos, continue assim vc vai ser uma jornalista bem observadora,
    continuem com o trabalho de vocês está muito legal....

    ResponderExcluir
  15. critica existe para criticar se não criticar-mos vai ficar do jeito que está
    moça seu artigo está bom mais vê se melhora mais um pouco
    abraços para toda a equipe do lacrima bom trabalho.
    se o mundo é feito de bonecos, que são manipulados pelo poder, então nosso mundo está virando do avesso.ou já estava há muito tempo vamos mudar essa situação.
    parintins, é pra viver, amar e criticar o que está errado, avante companheiros rumo a liberdade de imprensa. boa noite

    ResponderExcluir