terça-feira, 11 de outubro de 2011

Fortaleza insubstituível?

Na edição nº 899, referente à semana de 01 a 07 de outubro, o jornal Novo Horizonte, como já foi dito em outros ensaios, resolveu dedicar boa parte do espaço do jornal para parabenizar a Rádio Alvorada, a qual completou 44 anos. E dentre as várias notícias de comemoração há uma intitulada “A mulher da comunicação” que fala sobre a administradora da rádio, Raimunda Ribeiro da Silva.
Esta não é especificamente uma notícia, trata-se de algumas informações seguidas de uma entrevista com a fonte. Mas o que é interessante observar é o modo como a personagem é colocada durante o relato, pois o autor exalta a editora, como na parte em que cita: “Dona Raimunda, (...), ao longo dos anos vivenciou batalhas que nem o mais forte guerreiro com escudo e espada nas mãos conseguiu enfrentar. Foi ela quem peitou o militarismo não deixando a rádio Alvorada ser censurada...”, ou seja, apresenta ela como se fosse uma espécie de fortaleza desse veículo. Então o que será da rádio quando a senhora Raimunda da Silva não puder mais estar na dianteira do veículo?
O título também faz lembrar um outro fator que implica na forma como é desenvolvido o trabalho jornalístico, que é a figura do gatekeeper ou selecionador, o qual desenvolve o papel de crivar (selecionar) assuntos que são pautados com a finalidade de serem transmitidos ao público. E a partir do título posto, dá a entender que é ela quem exerce a função de gatekeeper da Rádio.
Outro fator a ser observado no relato é quando o autor cita: “Nestes 44 anos da Rádio Alvorada, ela concedeu uma entrevista exclusiva ao NH...”. Creio que aí haja um equívoco, pois se Raimunda da Silva é administradora da Rádio, fazendo parte do Sistema Alvorada de Comunicação que é composto pelos veículos: TV, rádio, impresso e web, por que essa entrevista é exclusiva para a própria empresa em que atua? É como se o jornal impresso estivesse dando um furo (ser o primeiro a mostrar ao público sobre o assunto). Só que dizer que a entrevista é exclusiva faz pensarmos que outra empresa jornalística iria se preocupar em reportar e parabenizar os 44 anos de concorrência. Algo que não parece plausível.
Para finalizar, não creio que o aniversário da rádio seja um assunto que consiga sobrepujar os acontecimentos mais importantes que ocorrem na cidade e que realmente precisam de um bom espaço no jornal para serem discutidos e mostrados ao público. Portanto, que este ensaio possa servir de reflexão para todos os comunicadores e leitores deste blog, a fim de se pensar em como fazer um jornalismo diferente desse modelo, que já mostra evidentes sinais de cansaço.

Hanne Caldas

8 comentários:

  1. Adorei o ensaio. O final é apoteótico e reflexivo!
    Parabéns Hanne!

    ResponderExcluir
  2. Um ótimo ensaio,parabéns Hanne!! Entrevista exclusiva é uma ova...ela tá lá todo dia! Sendo o crivo de tudo que pode e que não pode!

    ResponderExcluir
  3. Se alguém se sentir ofendido com isso é um verdadeiro sinal que a verdade dóii ;)

    Evelyn Pessoa

    ResponderExcluir
  4. "vivenciou batalhas que nem o mais forte guerreiro com escudo e espada nas mãos conseguiu enfrentar."
    Dona Raimunda, mais conhecida como: Xena - A Princesa Guerreira.

    Sistema Alvorada de (Assessoria) de Comunicação.



    Alexandre Noronha
    http://www.flickr.com/photos/alexandrenoronha

    ResponderExcluir
  5. Ok colegas, é isso mesmo...devido a este ensaio, o SA de C se incomodou e agora querem nos intimidar...mas um verdadeiro jornalista não se cala diante de injustiças e censuras!

    ResponderExcluir
  6. Creio que devemos um serio respeito para com as pessoas que contribuiram com a sociedade parintinense. E vcs carissimos universitarios estao faltando com ele. Todas essas criticas surgem nao de um compromisso com a verdade, mas de uma ignorancia, tambem historica, e de um ressentimento. Se vcs ja estao assim em quanto alunos imagino quando profissionais!! Fico preocupado!!!
    Espero que nao esqueçam da etica no trabalho, ok!!!

    ResponderExcluir
  7. Rádio Alvorada , 'A toda poderosa, perfeita e comprometida com o povo' . E aí a propaganda ficou boa ? :)

    ResponderExcluir