segunda-feira, 31 de outubro de 2011

É ou não é?




Na edição nº 901, referente à semana de 15 a 21 de outubro, o jornal Novo Horizonte traz como uma das suas chamadas de capa “Reitor da Universidade de Portugal visita UEA”. Mas dentro do corpo do jornal encontra notícia intitulada “Ex-reitor da universidade de Portugal visita UEA”.
A partir dessas duas informações o leitor fica confuso, não se sabe se o personagem do texto é reitor ou ex-reitor, questão só solucionada no primeiro parágrafo da notícia, onde a informação é mais bem definida: “O professor doutor Fernando Saebra Santos, reitor da universidade de Coimbra em Portugal de 2003 a 2010 e atualmente professor visitante estrangeiro na Universidade de |Brasília...”.
Portanto, esta não foi uma boa sacada para chamar a atenção do leitor, pois a discordância de informações sempre abala a credibilidade de um jornal.
 Cabe ao jornal fazer sempre uma cuidadosa revisão final de todo o corpus do veículo antes de enviar o periódico para a impressão, para que não haja equívocos como esse, vacinando a instituição frente a possíveis “ofensas”.
 
Hanne Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário