domingo, 16 de outubro de 2011

Abordagem "macabra"




O Plantão Popular de 11 de setembro de 2011 usou novamente o recurso do sensacionalismo em sua publicação sobre um incidente ocorrido na noite de 9 de outubro. Para início de análise, o jornal publica a seguinte manchete: “Golpe de terçado decepa mão e um dedo de Jovem”, título que desperta a atenção pelo impressionismo. Logicamente a intenção de todos os jornais é fisgar o leitor, mas é certo que o PP usou de forma inusitada o ocorrido na noite daquele domingo.
O texto da noticia é somente um relato do que aconteceu naquela noite, com alguns depoimentos e um Box com as seguintes informações: “Madrugada sangrenta deixa um irmão sem a mão esquerda e outro com perna quebrada”. A foto da matéria mostra o jovem que perdeu a mão deitado no leito do hospital, expondo-o de forma desnecessária. Ao lado da foto há a chamada “Mão enterrada no cemitério”, que, em um texto muito inesperado, é a continuação do primeiro relato. As fontes usadas são “a tia” da vitima e um psicólogo. A tia relata o que aconteceu com a mão decepada que primeiro foi colocada “num copão de cerveja com gelo para ser encaminhado ao hospital” e depois foi enterrada.
Observa-se que o jornal insiste em continuar com o velho habito de publicar noticias sensacionalistas para chamar a atenção do público. O jornal Plantão Popular não é o único, e nem será o ultimo a trazer publicações como essa (infelizmente). Os aspectos fantásticos dos fatos parecem se sobrepor às dimensões sociais da questão da violência na Ilha, algo que poderia ser bem melhor abordado na cobertura desse tema.

Tuanny Dutra

9 comentários:

  1. Me admira(mentira não me admira mais) O Plantão Popular fazer isso. Ta virando moda os defuntos e essas coisas que mais parecem notas de legista no jornal.

    ResponderExcluir
  2. meu querido, se vc se acha tão bom p criticar p q vc não colok no lugar das pessoas q trabalham diariament e começar a trabalhar tbm, ai meu caro, vc ta fudido e quando for sair p mercado vc vai estar abaixo dos outros sem bagagem e experiência, quer saber d uma coisa vai tomar no cu vc e sua namorado q mais parece uma aberraçao, mas q se acha a grand inteligent!

    ResponderExcluir
  3. A ignorância é a resposta dos errados.
    li e re-li meus comentários e não achei onde eu disse que me achava bom. Mas eu não estudo pra ficar calado. E por favor, se for comentar besteira fale na minha cara ou use seu nome, anônimo e com essa postura você se demonstra abaixo de qualquer coisa ou expectativa, estou tentando me construir aqui e tentando ajudar a mídia de Parintins, objetivo do projeto.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro amigo anônimo, nós do Lacrima pensamos em coisas melhores para nossa carreira. Parintins não é nosso objetivo como futuros jornalistas. Nós buscamos a melhoria da realidade em que a imprensa parintinense vive, mas não pensamos em ficar aqui, visto que, se isso acontecer, nós seremos reféns de ideologias políticas e amarrados aos pensamentos dos todos poderosos da comunicação.
    Não sou a pessoa mais indicada para pedir isso, mas meu amigo anônimo, mantenha a compostura. ;)

    ResponderExcluir
  5. "O crítico não deve fazer ataques pessoais e sucumbir ao vedetismo”.
    Daniel Piza

    ResponderExcluir
  6. Belas palavras, anônimo. Aqui quem fala é outro anônimo. :p

    ResponderExcluir
  7. vcs se contradizem quando dizem q Parintins não ta nos planos d vcs como jornalistas, uma planta cresce quando se é regada, então comecem d baixo p dpois colherem frutos, p q nunk se começa d cima ou as plantas nascem d cima p baixo! T afirmo q é possível sim fazer jornalismo em Parintins, basta querer e ter força d vontad, vcs coitados não terão o gosto d competir, p q tão muito abaixo do mercado, não adianta apnas ter diploma e sim mostrar trabalho d acordo c conceitos e teorias da academia c a prática!

    ResponderExcluir
  8. Acho que te conheço, anônimo. Mostra a cara! ^^

    ResponderExcluir
  9. Primeiro cuidado com o "vocês". O Daniel fala por ele então não jogue as palavras dele nas nossas. Prática vem depois da teoria, fazer o contrário traz seus problemas, e aqui em Parintins isso é notório. É possível faz jornalismo em Parintins e ninguém discordou disso, mas desse jeito que é feito, ainda falta muito, principalmente investimento, pois aqui jornalista é escravo.
    Depois que há enorme problema de atrelamento político porque há muitos jornais e pouco público, assim não da pra fugir da grana fácil da prefeitura.
    A cidade tem potencial e tudo mais pra ter uma ótima imprensa, mas os jornalistas da cidade tem que descer do pedestal e aceitar mudanças, críticas e entender que o jornalismo não é mais feito que nem 10 ou 20 anos atrás.
    Nos chamam tanto de sabichões, mas somos nós que dedicamos horas de projeto com um intuito que não é crítica pela crítica, mas sim o melhoramento da mídia de Parintins, que não é aceito por pura soberba.

    ResponderExcluir