segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Telo "garantido" antes da hora



A edição do Repórter Parintins do dia 28 de agosto de 2011 noticiou a eleição para presidente do boi-bumbá Garantido. No entanto, a notícia expressa um posicionamento totalmente a favor de Telo Pinto (candidato que acabou sendo eleito).
Para começar tal análise vamos ao título da noticia “Eleitor pode referendar o nome de Telo”. Lembrando que o título de uma noticia deve ser “claro” em relação ao que será abordado no texto, não é o que acontece, pois uma pessoa leiga tem dificuldades para entender termos como “referendar”, empregado incorretamente, já que a palavra é usada quando o eleitor tem somente uma opção de escolha - o que não é o caso em uma eleição que contou com três candidatos.
A notícia começa relatando que Telo tem ampla vantagem sobre “seus adversários”, logo no segundo parágrafo só é posto o nome de Flavio Farias, e o outro adversário? Não foi em nenhum momento citado no produto.
Abaixo do segundo parágrafo vem o subtítulo “Articulação”, o primeiro parágrafo faz uma retrospectiva da historia política do candidato Flavio Farias como candidato a presidência do Garantido. O segundo é sobre José Walmir Martins de Lima (ex-presidente do Garantido) que desistiu da campanha.
O texto se encerra fazendo uma comparação com a eleição à presidência do boi Caprichoso “quando a cidade foi literalmente poluída pelas campanhas de Rossi Amoedo e Márcia Baranda”, colocando que a eleição de Telo é tranqüila sem precisar de muito esforço. Percebe-se uma ironia da parte do repórter em relação ao boi Caprichoso.
Em seguida está uma foto do boi Garantido em meio aos seus torcedores, no lado direito da página outro subtítulo: “Poder constituído”. Esse texto mostra um pouco qual é o papel dos presidentes das agremiações folclóricas Garantido e Caprichoso, alem de citar os patrocinadores do festival e a contratação de funcionários.
Verificamos que essa noticia tem todo seu foco direcionado a favor de Telo Pinto, e como ficam os outros candidatos? Já que o chapéu da noticia é eleição, faltou um tratamento igualitário aos candidatos, independente de especulações. Vale ressaltar que a noticia tomou conta de duas laudas do jornal.
Se tal informação é voltada totalmente para Telo Pinto, então porque o veículo não procurou mostrar a atuação de Telo na presidência do bumbá até chegar à sua reeleição? Seria uma boa, e o jornal ganharia um ar mais justo, informando claramente a população e não “puxando sardinha” para o candidato, “pecado” cometido constantemente por jornais Parintinenses.

Tuanny Dutra

9 comentários:

  1. Benevenuto Mesquita Júnior6 de setembro de 2011 às 04:15

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Excelente abordageem. Impressionante como os Jornais locais tem esse poder da "MÃE DINÁ" de advinharem as coisas antes do tempo. E as pessoas dão credibilidade para esse tipo de coisa sem perceberem que o saco está sendo puxado discaradamente..:p

    ResponderExcluir
  3. Mostrando que Telo possuía ampla vantagem sobre seus adversários, percebe-se que o jornal "previu" (O Astro?) que o candidato venceria. Será? Sabe-se que a mídia têm o poder de influenciar, não é? Até pelas chamadas na TV, vi que o comercial do Telo era melhor estruturado. Dessa forma, vemos que a mídia dá em nossas mãos o que pensar! Não que eu esteja dando total crédito aos comerciais, mas afinal, que conclusão tiramos de um candidato com uma propaganda simplória ao extremo, e da propaganda "vencedora" do adversário, que ainda por cima levou o Garantido ao campeonato esse ano?

    ResponderExcluir
  4. O candidato, possuia maior numero de votos, muito mais apoio.
    Sinceramente não foi supresa nenhuma. Isso apenas demostrou que o jornal tem uma visão além do mundinho de vocês!

    ResponderExcluir
  5. Uma visão além do nosso mundinho? Isso se chama puxa-saquismo, minha cara. Foi-se o tempo em que poderíamos dizer que o Repórter Parintins era um periódico comprometido com a verdade. Agora, esse jornal só se preocupa em criar a própria realidade, puxando o saco de quem quer que seja. Se fossemos alienados igual a você, nós não estariamos dando nossa cara a tapa, e fazendo um trabalho que, querendo ou não, está revolucionando a visão que a marioria da população tinha acerca das mídias parintinenses. Nosso objetivo é acabar com aquela ideia de que nos é repassado pela imprensa é verdade. Como diria minha avó: "Nem Jesus agradou a todos, meu filho".

    ResponderExcluir
  6. Uii!! Tem gente tomando as dores do Repórter Parintins. Será mesmo que sabe que "MUNDINHO" É ESTE QUE ESTAMOS?? AÍ VAI A PRIMEIRA DICA: O MUNDO DE NÃO FICAR CALADO PARA AS BESTEIRAS QUE O JORNAL ESCREVE. SEGUNDA: FIKAR CALADO E PARA QUEM NAO TEM ARGUMENTOS. E ULTIMO EU FALO O QUE EU QUIZER, O QUE EU PENSO. SEM MEDO DO QUE VÃO PENSAR DO MEU MUNDINHO.

    SINEI LEAL :)

    ResponderExcluir
  7. certo que não foi surpresa nenhuma o Telo ter sido eleito, mais o texto mostra que por esse motivo o reporter deveria ter explorado de uma forma mais ampla sobre o candidato, saindo de tal "mundinho" em que estamos.

    ResponderExcluir
  8. Eiita que o "MUNDINHO" ta rendendo. Gosto de saber que o blog está sendo acessado :D
    Evelyn Pessoa

    ResponderExcluir
  9. Esse mundinho é o que todos vivemos. Felizmente temos pessoas aqui no Observatório que veem além dele e não ficam puxando saco atoa. Nós do LACRIMA não precisamos de esmolas financeiras ou ideológicas, mostramos a realidade sem MEDO.
    Nós estudamos para abrir os olhos, tanto para um lado, como para outro não ficamos cegos.
    Por favor, se for para puxar o saco, que nem comente aqui. Se tem um comentário fundamentado e decente venha e faça-o.
    EU DESAFIO QUALQUER UM A FAZER UMA CRÍTICA DECENTE À ESSE BLOG E A ESSES ENSAIOS, ESTOU CANSADO DE OUVIR PESSOAS QUE SÃO CONTRA O BLOG, MAS NÃO SABEM NEM DIZER PORQUE!!

    ResponderExcluir