quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sempre o lado ruim

A concentração foi iniciada em frente à Universidade de Santiago  Foto: EFE


A edição de 21 de Setembro do Jornal A Crítica trouxe uma notícia intitulada “Chile: 70 mil vão perder ano letivo”. Na linha de apoio, também chamada de subtítulo vem escrito: “Piñera tenta acabar com quatro meses de protestos”.
Para percebermos que a notícia só vai mostrar um lado, no chapéu, que é composto por no máximo três palavras acima do título, que identificam de modo geral a notícia, está escrito “PRESIDENTE ANUNCIA”, ou seja, a notícia é um anuncio do presidente do Chile. Está escolhido o lado.
A matéria mostra apenas a tentativa do Presidente chileno, Piñera, de acabar com as paralizações e protestos estudantis. O jornal apresenta dados jogados a favor do presidente, como o fato de serem apenas 2% de estudantes do ensino médio que correm o risco de repetir a série por estar nas mobilizações.
Outro dado apresentado é que os estudantes são culpados por perder o ano letivo, pois não se inscreveram no plano do governo para recuperar as aulas perdidas. E em nenhum momento é citado a real necessidade da paralisação e dos movimentos. Para fechar a notícia, o ultimo dado é a queda de popularidade do presidente, que registrou a menor desde que o Chile retornou a democracia.
Para fechar, a foto que ilustra a notícia também não mostra nada relacionado ao tema. Apresenta uma foto posada do presidente batendo palmas - e ainda portando a faixa presidencial...

Helder Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário