quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Exposição e o cúmulo da parcialidade

 



A edição de 17 a 23 de Setembro do Jornal Novo Horizonte traz um gênero pouco usado no jornalismo de Parintins, o perfil. Este é um gênero opinativo do jornalismo e destaca-se por informar e trazer breves opiniões sobre uma pessoa específica. O Gênero detalha a pessoa nos aspectos importantes para o jornal naquele momento, que pode ser sua vida, seu trabalho ou outra informação pessoal. O destaque aqui não é motivado pelo jornal trazer um perfil, mas pela abordagem que tenta mostrar claramente um individuo nos seus aspectos negativos.
Intitulado “Quem é Rafael?”, o texto tem o objetivo de explorar a figura de Rafael Silva, acusado recentemente pela morte de Omar Faria. Como se não bastassem todos os problemas do jovem, que é acusado, mas não culpado ainda, o jornal traz à tona a vida, coisas intimas e pessoais de Rafael, que independente do parecer de condenação ou absolvição já estará detalhadamente explorado pela mídia.
A “inocência” ou NÃO do jornal que explicitou o rapaz dessa forma de certo não terá o mesmo poder de reverter à situação desse relevo dado à figura de Rafael. Outra boa pergunta para o leitor ficar atento é a seguinte: esse caso teria a mesma repercussão e esse mesmo espaço no jornal se a vítima fosse desconhecida, não tão popular como esta?
Vale ressaltar que outros casos de assassinatos homofóbicos aconteceram recentemente em Parintins e basta olhar os jornais, não apenas esse, para ver o enquadramento e como o tema rapidamente foi esquecido.

Dando uma de polícia e justiça
Se não bastasse o enquadramento dito acima, o jornalista responsável pela matéria parece que a escreveu inspirado em linguagem policial, assumindo tons de investigador. Basta ler o texto e observar que ele logo deixa de ser um perfil e o jornalista começa a discutir a importância e o descarte das fontes usadas na investigação.
Levados pela parcialidade e a falta de fundamentos para montar a identidade que o jornal quer, eles ainda trazem como fonte (lembrando que em perfil não se usam fontes) seu próprio cinegrafista, com a seguinte colocação: “Se realmente foi ele que tirou a vida do Omar ele se parece ser muito frio”.
Com isso, fica clara a intenção de tentar mostrar um enquadramento balanceado, mas que realmente evidência a intenção do jornal em mostrar um rapaz frio e calculista, praticamente julgando-o culpado.

Helder Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário