quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A culpa é do leitor?



Na edição do dia 02 de setembro de 2011 do Jornal Plantão Popular há uma notícia com o título “Cantor estrangulado e esfaqueado em sua casa”, este título apresentado será um dos pontos a ser analisado, pois a expressão “esfaqueado em sua casa” usada no título impõe que o “cantor” foi morto na casa do leitor.  Oferecendo uma concepção contraria para o receptor, o uso do termo “em sua casa” foi empregado inadequadamente no título. O correto seria na casa “dele” ou somente “em casa”.
A notícia não apresenta LIDE, que busca responder as principais perguntas que o leitor procura ao ler a matéria: O que?  Quem? Quando? Onde? Por quê? Como? Isso faz com que a notícia não seja introduzida devidamente, deixando em aberto aspectos importantes do fato. Além disso, é usado no texto termos inadequados e até piegas como “requintes de crueldade”, “exame cadavérico” e “vidas ceifadas”, as quais dificultam a compreensão do leitor. O jornalista tem o compromisso de informar ou propagar os acontecimentos que sejam de interesse público de forma cautelosa, esse compromisso de informar a população exige apuração e aprofundamento dos fatos de forma prudente.
Em uma notícia, o jornalista deve apresentar uma linguagem simples, clara e objetiva, para que o leitor tenha uma boa compreensão dos fatos. Após o processo de produção da notícia finalmente deve-se haver uma revisão do texto. Mas, isso não ocorreu na matéria do jornal Plantão Popular, pois o texto também apresenta erros ortográficos como “torácica” e também erros técnicos (alguns já enumerados aqui), o que significa a falta de cuidado na produção da notícia.
Kamila Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário