sábado, 20 de agosto de 2011

Presunto na TV

 
           Na edição do dia 11 de agosto do programa “Povo na TV” - que é veiculado na TV Record – podemos rever uma prática considerada muito comum nos jornais impressos de Parintins, que é a exibição de cadáveres sem qualquer discriminação. Enquanto isso, a edição do dia 10 de agosto do jornal “Plantão Popular” apresentou um enfoque totalmente inverso ao do programa “Povo na TV”.
            Nota-se essa diferença entre as abordagens a partir do momento em que se observa a foto da matéria dedicada ao caso no impresso, visto que a mesma não mostra os detalhes do corpo, apenas evidenciando o resgate da vítima. Além disso, a matéria focou-se mais em informar sobre o assassinato, tentando deixar as opiniões de lado.
            Ao contrário da postura tomada pelo “Plantão Popular”, o programa “Povo na TV” almejou a audiência como objetivo principal da matéria que abordava o homicídio, já que a equipe de reportagem preocupou-se sim em informar o telespectador sobre o que estava ocorrendo, mas pecaram no momento em que o cadáver foi mostrado abertamente. No início, não foi usado nenhum recurso técnico que encobrisse os detalhes do corpo. Apenas ao final da matéria é que eles foram utilizados, com o intuito de "respeitar" o público .
            Isso mostra que poucos cuidados foram tomados na edição da matéria, pois o conteúdo exibido era inadequado para o horário. Como o objetivo era alcançar uma audiência maior, não houve essa preocupação. Uma solução para esse problema seria a produção do programa pensar um pouco mais nos telespectadores, pois não são só adultos que compõe a audiência do programa, mas também existem crianças que o assistem. 

Lacrima

3 comentários:

  1. Muito bom mesmo, valeu demais essa observação !

    ResponderExcluir
  2. É a pura verdade. Com esse tipo de abordagem so percebemos que o interesse dessas mídias é espetacularizar para chamar atenção e a informação fica pra segundo plano.
    Evelyn Pessoa

    ResponderExcluir