segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Papagaios na fogueira


A edição do dia 9 de agosto, terça-feira, do jornal Plantão Popular e a edição de nº 891 do Jornal Novo Horizonte trouxeram em seu conteúdo assuntos relacionados à brincadeira do papagaio de papel, visto que é um problema que tem ganhado grande destaque no município de Parintins.
O Plantão Popular publicou na sessão EM PAUTA uma nota chamada “Papagaios” na qual trata de modo superficial o problema do papagaio de papel. Este é um assunto polêmico no município e deveria ter sido mais destacado pelo jornal. Outro fato importante é a abordagem do jornal em relação à polícia, que apreendeu papagaios de papel, sem expor o grande problema que é o cerol passado na linha. Já o jornal Novo Horizonte noticiou a matéria “Cerol boliviano é investigado pela polícia”, sobre alguns acidentes que ocorreram no município, e relata um acidente ocorrido com um homem do qual eles não especificam informação concreta, fazendo com o que o leitor fique confuso ao ler a matéria. Não se sabe quando ocorreu o incidente, nem quais providências a polícia tomou.
Vale ressaltar que os textos apresentados nos jornais não apresentam fonte alguma. O Novo Horizonte traz um texto oscilante em vários momentos, que tem mais características de conto do que de notícia.
Ambas as notícias não trazem nenhum esclarecimento sobre a lei que foi implantada pela Procuradoria Geral do Município, no dia 8 de setembro de 2010, passando a vigorar desde a data de publicação. Esta lei fala que a Administração Pública Municipal destinará espaços adequados e próprios para a prática da brincadeira de empinar pipas e papagaios de papel. Não seria interessante para os jornais investigar se esses locais existem? O porquê da lei não estar funcionando, sendo que ela foi aprovada? A fim de responder esses questionamentos, para um assunto que a cada dia mais está em pauta em Parintins, os jornais deveriam ter dado mais atenção ao fato. E vale chamar atenção de que o culpado desses acidentes não é o papagaio de papel, mas sim o cerol.


Yasmin Cardoso

2 comentários:

  1. Acredito que na maioria dos jornais de Parintins falta um pouco mais de apuração nas informações e principalmente de pesquisa, tudo fica arraigado à fonte oral.
    Não ponho a culpa nos jornalistas, pois eles não tem tempo pra isso, pois trabalham ao mesmo tempo em rádio, TV e impresso, são explorados.

    ResponderExcluir
  2. eu penso que quando você se dispõe a fazer uma atividade você deve desenvolve-la da melhor maneira possível. Deixar as coisas na metade do caminho além de prejudicial aos consumidores, é um tanto quanto falta de profissionalismo.

    ResponderExcluir