terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mera coincidência

Primeiro quero que o leitor dê uma olhada nesses três recortes de jornais que circulam na cidade.


Notaram alguma coisa em comum?
Acho que esse fotógrafo ganhou uma nota com essa imagem, pois ela está presente nos três jornais. Parabéns ao...ao...peraê que vou dar uma olhada aqui no Regional, ah sim!! Ao Paulo Sicsú que tirou uma boa foto e ganhou uma nota, mas que foi ignorado pelo mundo jornalístico, pois apenas o Regional deu os devidos créditos a ele.
O mais interessante é que fui procurar se os jornais também só tinham usado uma única foto para mostrar os outros candidatos à presidência do Garantido, e adivinha!! Não usaram, na verdade não usaram nenhuma. Para ser mais específico nenhum dos outros candidatos foi mostrado, ainda mais com essa ênfase (vulgo campanha) nos demais periódicos.
Temos aqui então dois problemas e uma questão a ser ressaltada. O problema é o de vários jornais usarem a mesma foto para ilustrar suas notícias, sendo que se trata de uma foto comum e que não traz um elemento realmente único. E o pior, o de não por os créditos do fotógrafo, como se esta fosse de autoria do jornal, o que sabemos que não é, já que ela aparece nos três periódicos.
A questão ser ressaltada é que dificilmente isso foi um erro, pois os três jornais foram publicados em datas diferentes e é dever do jornalista e do jornal, de modo geral, estar atento a isso. Mais ainda, as três notícias são apologéticas, fazem campanha declarada a um candidato (o que ganhou a eleição).
Fica para o leitor perceber como é a corrida por um espaço no jornal, de forma que pensemos o crédito que você mesmo dá ao que lê e o impacto que isso tem para a sociedade.

Helder Mourão

Um comentário:

  1. ótima observação Helder. Muitas vezes o leitor não presta atenção nos créditos da foto, mas sabemos que é de suma importância creditá-las, pois assim como toda matéria há um autor, toda fotografia há alguém que preocupou-se em tirá-la.
    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir