quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Jornal assassino

Na edição de 3 de agosto de 2011, o jornal Manaus Hoje, que circula em Parintins também, cometeu um assassinato na capa do jornal, veja abaixo:


Ao tentar organizar suas manchetes das notícias de capa, o jornal acabou por trazer uma pérola com significativo destaque. Basta ver normalmente a capa do jornal, que o leitor acabará dando-se conta da seguinte manchete: “Alfredo Nascimento leva 14 tiros no almoço.”. Com isso o jornal mata o ex-ministro Alfredo Nascimento e mostra-se inepto às regras básicas de diagramação, processo de organização de informação textual e gráfica do jornal impresso. Na verdade, a informação correta está logo abaixo da manchete, que cita a execução de Carlos Eduardo Mendes da Costa (e não do ministro denunciado por corrupção).
Apesar da tentativa de diferenciar as manchetes, pondo cores e tamanhos diferentes nas chamadas, ocorrem três erros básicos: A tentativa de diferenciação por tamanho e cor, tipografia, é falha, pois esse tipo de diferenciação serve também para dar destaque a certas informações, que no caso pode ter sido o nome do ex-ministro, que realmente precisaria de destaque se a informação fosse verídica.
Outra falha nesse tipo de artifício é que ao colocar o fundo em preto o contraste lógico é o branco, renovando o conceito do destaque acima. Ainda sobre o fundo em preto, pode-se observar que todas as notícias da página aparecem em um quadro separado e com cor diferente, esse quadro é o único que traz duas notícias, o que destaca ainda mais o erro.
Apesar das informações acima parecerem muito técnicas, você leitor pode tentar observar os jornais e outros meios de comunicação para observar como o projeto gráfico induz o leitor no caminho de leitura e do entendimento de uma página, por isso destacamos aqui o grotesco erro, algo simples de perceber. 

Helder Mourão

4 comentários:

  1. ri litros agora. por isso que nem compro esse jornal. Se você espreme-lo, é capaz de sair sangue.

    ResponderExcluir
  2. Põ eu tinha até ficado animado...
    Pensei que o Alfredão tinha morrido...
    Fiquei com raiva quando vi que não era ele !!!

    ResponderExcluir
  3. Alfredo Nascimento é o nome do bairro. O jornal sempre põe o nome do bairro onde o fato aconteceu.

    ResponderExcluir
  4. Bem, Leva 14 tiros no almoço é um título sem sentido, ta na cara a tentativa forçada de chamar atenção.

    ResponderExcluir