quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cadê a credibilidade?



Nas últimas semanas o Jornal da Amazônia, que é o informativo radiofônico do Sistema Alvorada de Comunicação, começou a fornecer aos ouvintes a meteorologia da cidade de Parintins. E sabe-se que o município não tem sistema meteorológico apto para dar informações precisas sobre a previsão do tempo.
O jornal informou que Parintins marcava 40º Celsius, o rádio deu esta informação e não citou de onde eles tiraram esse dado e a população recebeu esta notícia sem saber de onde foi extraída. Como saber ao certo? De onde os profissionais retiraram essa informação? 
Não cabe aos jornalistas deixar dúvidas aos seus receptores e, sim, esclarecer e apurar ao máximo todas as informações contidas em uma pauta. No jornalismo é de fundamental importância o uso das fontes para que o repórter possa ter subsídios para solidificar sua matéria.
   Segundo Jorge Pedro Sousa, um importante estudioso do Jornalismo, “a recolha de informações baseia-se na investigação. Obviamente, as informações não podem ser apenas recolhidas. Também devem ser verificadas e contrastadas, para serem, posteriormente, processadas”.
Sendo o rádio um dos veículos de maior audiência no município de Parintins esse erro não pode ser tolerado. O veículo não deve deixar a desejar quando se trata da escolha das fontes, da apuração das notícias e a edição das matérias.
O Jornal da Amazônia - que se intitula como “Jornalismo de maior credibilidade no rádio Amazonense” - deve finalmente assumir uma postura profissional e ter maior responsabilidade para com os seus receptores.

Yasmin Cardoso

2 comentários:

  1. Olá, faço Jornalismo na Ufam, campus Manaus. Parabéns pelo seu texto, está bem escrito e principalmente esclarecedor. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá...Desculpe-me pela demora em responder o comentário,mas muito obrigada. Fico feliz por ter gostado.

    ResponderExcluir