quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Afinal, o que é isso tudo?



Na edição de 17 de agosto o jornal Plantão Popular publicou a seguinte notícia: “Rebanho bovino ganha novo status em relação à aftosa”. Reparem que o título diz “GANHA”, mas logo no começo da notícia esta escrito “Os pecuaristas de Parintins esperam com ansiedade a mudança no Status do rebanho local em relação à aftosa.”  O que apresenta uma contradição entre o título e o texto.
Adiante é dito que esse status será “elevado para médio risco”. Quero, antes de continuar, que o leitor pense no que vem à sua mente sobre o termo médio risco. Depois o jornal ainda diz que isso é uma elevação de status, supondo-se ser algo bom, ou não.
No final do segundo parágrafo está escrito o seguinte “Com a melhoria da classificação, os pecuaristas de Parintins poderão vender animais para outros estados sem restrições, como acontece atualmente.” Peraí!! Eles poderão vender animais para fora, ou isso já acontece? Como é possível haver uma contrição tão grande em tão pouco texto.
Afinal que status é esse e como funciona? E qual informação é de fato o que acontece? Nesse ponto o jornal trouxe praticamente duas notícias distintas em apenas um espaço, e não explicou NADA. Há apenas um monte de informações confusas.

Quem esta falando?
Adiante o texto põe uma avaliação do presidente da Associação dos Pecuaristas de Parintins, outro mistério que só é solucionado se o leitor já souber que é o presidente (ou se ele gostar de enigmas da língua portuguesa para sair buscando na leitura quem é este). O ultimo parágrafo inteiro é a fala de alguém também, mas quem? Novamente se você gosta de brincar com enigmas da língua portuguesa aí esta sua chance de brilhar, pois, além disso, os três últimos parágrafos da notícia (quase todo o texto) são inteiramente de falas das fontes, problema já exposto aqui nos textos da série “Fale e será notícia”.
Com isso o leitor consegue ler a notícia e não ser informado de nada, nem de quem esta falando...


Helder Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário