quarta-feira, 8 de junho de 2011

Merchandising básico

Jabá na Folha do Povo!

           Como a propaganda política é algo recorrente na mídia parintinense, a edição do dia 30 de maio do jornal A Folha do Povo não poderia ficar de fora dessa. Percebe-se no periódico que todos os políticos interessados em divulgar suas ações, terão um espaço “especial” no jornal. Nisso, a bola da vez é o vereador parintinense Flávio Farias.
            A idéia que o texto tenta criar nos leitores é a de que o vereador é uma pessoa compromissada com o povo, pois se mostra no texto que ele está cumprindo todas suas promessas feitas nas eleições de 2008. Além disso, evidencia-se que o vereador vem ganhando a cada dia mais o apoio da população, visto que “luta” pela população.
            A “picaretagem” fica mais evidente ao analisar-se o uso das fontes, pois o único citado é o vereador. Esse uso de uma única fonte faz o texto perder o caráter jornalístico, evidenciando-se assim que ele foi feito pela assessoria de imprensa do parlamentar.
            A “independência” do jornal fica totalmente explícita no último parágrafo, visto que nele se enaltece o papel do PT no desenvolvimento do Brasil. Além disso, o parágrafo tenta desqualificar o partido de oposição, pois a idéia passada é a de que ele está impedindo o partido da presidente de mostrar o verdadeiro Brasil.
            Uma dúvida fica no ar: será que todo partido que der dinheiro ao jornal terá seu espaço “especial” para fazer sua “propaganda”?

Daniel Sicsú

Nenhum comentário:

Postar um comentário