quinta-feira, 26 de maio de 2011

Olha o “Ricardão” aí!



            O sensacionalismo é algo presente na mídia parintinense. Observa-se esse problema na edição do dia 11 de maio do Jornal Regional, que dedicou uma matéria exclusivamente para noticiar um caso de traição que terminou em agressão física.
            Além de evidenciar o caso de deslealdade, a matéria ridiculariza os envolvidos no ocorrido. Percebe-se isso logo no título, em que se descreve uma caricatura do suposto amante da esposa do traído, chamado pelo veiculo de “Ricardão”.
            A utilização de mais de uma fonte é algo muito importante ao se fazer uma notícia, pois permite investigar os diversos ângulos de um fato. Porém, na matéria isso não acontece, visto que o traído é a única fonte. Isso demonstra que a notícia é tendenciosa, pois a utilização dessa fonte faz com que se crie a idéia de que o traído é o mocinho, enquanto sua esposa e o Ricardão são os vilões.
            Percebe-se também que nesse texto faltou algo muito importante ao jornalismo, a ética. Isso porque explicita-se algo que não é de interesse público, pois a matéria trata exclusivamente de um caso de traição, algo de pertinência exclusiva dos envolvidos e seus familiares. 

Daniel Sicsú

2 comentários:

  1. É um absurdo a forma de como esses jornalistas usam as noticias para auto se promoverem, como esses, que se dizem profissionais da comunicação, simplesmente, banalizam as noticias e tornam os sujeitos da noticia em meros objetos de seu egoísmo.Resumimos isso simplesmente em: falta de ética.

    ResponderExcluir
  2. Certamente amigo. Isso é algo muito comum em Parintins. #Daniel Sicsú

    ResponderExcluir