quarta-feira, 11 de maio de 2011

A importância da revisão


 
O jornal Plantão Popular deixou a desejar em alguns dos seus textos publicados recentemente, ferindo as normas cultas da língua portuguesa e as regras de um bom texto jornalístico. Exemplificando: na edição do dia 17 de março a manchete da primeira página é “Murro de Arrimo ameaça deslizar”, quando o certo é muro de arrimo. A princípio, constata-se que seria um erro de digitação, mas no lide da noticia (que é o primeiro parágrafo que relata os aspectos mais importantes do acontecimento) surge novamente a palavra “Murro”, com letra maiúscula.
No segundo parágrafo é posto a fala do secretario de obras Mateus Assayag, que ocupa um espaço significante na noticia, mal fornecendo chance para o próprio repórter enunciar os fatos.
Ainda na edição do dia 17 de março, o jornal publica um fato de denúncia contra uma madrasta que espanca sua enteada adolescente. A notícia descreve o acontecimento na voz da adolescente espancada e da mãe dela. No entanto, a citação posta entre aspas dificulta o entendimento do fato. A fala posta no texto reuniu a voz do repórter junto à da fonte.
Em relatos à polícia a menor contou que “estava com meu namorado na frente de casa quando ela chegou e começou a me ofender (...). Quando entrei em casa, ela me agrediu e me deixou assim”.
Quem que estava com seu namorado, a entrevistada ou o repórter?
            Para melhor compreensão, considera-se o texto informativo quando o repórter descreve/relata fatos. É o que todos os jornais fazem. No entanto, a partir do momento em que o texto esta sendo escrito na terceira pessoa, se torna um pouco confuso logo em seguida abrir aspas e colocar uma fala em primeira pessoa. Fica difícil distinguir a fala do repórter e da fonte. Esse procedimento esta ocorrendo em quase todas as edições do Jornal Plantão Popular.
Nas edições mais recentes, como a do dia 3 de maio, na noticia com tema “Rios e lagos ganham 16,7 mil filhotes de quelônios este ano” o erro se repete. No segundo período da noticia foi posta a fala da primeira e única fonte Andson Brelaz, em que vale ressaltar o pouco interesse da parte do jornal em ir atrás de outras fontes para enriquecer a noticia.
            Na edição do dia 4 de maio, encontramos os mesmos deslizes em todas as noticias. No dia 05 de maio, mais falhas na elaboração dos textos em relação à citação da fala das fontes.
O jornal Plantão Popular, assim como os demais jornais de Parintins, deve atentar para erros como os citados por nós, algo que uma boa e cuidadosa revisão já resolveria.
Tuanny Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário