terça-feira, 17 de maio de 2011

Fale e será a notícia! – parte II

           Assim como ocorre nas rádios de Parintins - como foi mostrado anteriormente no ensaio Fale e será a notícia! (http://observandoparintins.blogspot.com/2011/03/fale-e-sera-noticia.html) - parece que tem se tornado comum a prática de dar ao público a oportunidade de fazer a notícia.
Na edição nº 80, do dia 7 de maio de 2011, o Jornal Plantão Popular traz como uma das notícias principais a matéria “Longa-metragem mostra dia-a-dia dos extrativistas”, o que vem a ser um tema de interesse para os trabalhadores da área.
           O texto de apresentação da matéria apresenta somente informações sobre a produtora que irá chegar a Parintins para concretizar a produção do filme, mas em nenhum momento cita o porque que o município de Parintins foi contemplado. Ao final dessa introdução, aponta o que irá ser feito sobre as iniciativas de sucesso na Amazônia, mas não se refere a nenhum tipo delas.
O que realmente chama a atenção na matéria é o modo na qual é produzida, pois só se observa a participação do jornalista no primeiro parágrafo da notícia, sendo que em todo o desenvolvimento do texto o profissional utiliza o depoimento de uma única fonte, o presidente da Associação dos Moveleiros de Parintins, Edgar Silva.
           Vale ressaltar que a notícia está disposta em cinco parágrafos, mas o que é possível perceber é que, além de utilizar somente uma única fonte, ainda coloca como todo o desenvolvimento somente a fala de seu depoente, sendo que a conclusão da notícia ainda é com a fala deste ultimo.
Fora o primeiro parágrafo, não há mais nenhuma mediação do jornalista ao longo da notícia, o que só confirma a falta de profissionalismo ao construir a informação. É válido relembrar também que nunca se deve consultar somente uma fonte, pois demonstra um único ponto de vista. E fundamental levar em consideração que todo fato envolve mais de uma opinião, que pode ser ouvida e relatada.
           No terceiro parágrafo, o depoente cita que esse documentário que será produzido irá ser apresentado na Rio mais vinte, mas em nenhum momento o jornalista explica que se trata de uma conferência para debater sobre o meio ambiente, o que mais uma vez confirma o descaso com a preocupação de levar a informação como forma de conhecimento ao leitor.  


Hanne Assimen Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário