sexta-feira, 11 de março de 2011

Abuso dobrado

No jornal NH (Novo Horizonte) dos dias 19 a 25 de fevereiro de 2011, na página 7 foi publicada a notícia “MOTÉIS: AS CASAS DE ABUSO”, que trata de programas sexuais que estão envolvendo menores de idade em Parintins. A matéria é escrita pelo jornalista Carlos Alexandre, da equipe NH, que resgata o fato do ex-vereador João Pontes ter sido preso por pedofilia. Como pudemos observar, as autoridades estão preocupadas com as imagens e a exploração sexual das adolescentes. Mas a seguir, na página 10, há uma matéria de Eldiney Alcântara com o título “RAINHAS DA COPA”, tratando das “musas” das equipes do grupo “B” que disputam a coroa da XIV Copa Alvorada de Futsal.
O texto assim como a foto selecionada expõe as menores como mercadoria. Elas aparecem posando, evidentemente, com roupas curtas, sensuais. Sem falar que quem se destaca entre elas é a menor de 15 anos, mostrada em foto de fundo branco, no qual se percebe que a exposição das concorrentes não foi realizada de forma igual.
Eldiney caracteriza as moçoilas como “lindas, cheia de graça, simpatia e muita beleza”, o que pensar do resto da matéria? O jornal é contraditório ao expor menores do ponto de vista sexual e ao mesmo tempo denunciar uma pratica por eles incentivada. Pois quando o leitor depara-se com a erotização de adolescentes, não estaria o NH afirmando que elas já estão prontas para o sexo (praticados nas “casas de abuso”)?
Desde já percebemos que houve intencionalidade na escolha, buscando o erotismo das garotas. Alcântara ainda se equivoca em escrever que Nayara Guimarães é acadêmica de Comunicação Social na Ufam, o que na verdade ainda é um sonho da adolescente. Desse modo, notamos também a falta de atenção e rigor do jornalista.
Como ter credibilidade num jornal que aponta controvérsias tão evidentes?

Inara Machado



Nenhum comentário:

Postar um comentário