domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Skate pelo olhar dos skatistas

A edição de numero 27 de sábado, 19 de fevereiro de 2011, do Jornal Plantão Popular, traz a noticia “Skate sobrevive em Parintins”. O título é direto e dá a noção do tema a ser abordado, aguçando a curiosidade do leitor. A notícia da uma boa ênfase aos skatistas, sujeitos da matéria, mostrando que não são pessoas desocupadas, mas sujeitos  totalmente comuns de nossa sociedade. Para ficar mais próximo do tema e do leitor, o escritor utiliza termos da linguagem própria dos skatistas, de forma que seja de fácil entendimento o que ocorre, e como, para que sua prática de lazer sobreviva.
Tentando desmistificar a ideia preconceituosa que se tem dos praticantes do esporte, o escritor mostra, a partir da fala de alguns skatistas, que eles são pessoas que trabalham, estudam, e que figuras conhecidas da cidade também praticavam o esporte com eles.
No geral, a noticia mostra a ideia e o sentido que os próprios sujeitos dão ao tema, algo muito próximo do chamado jornalismo social, que tem a função de informar o publico através do próprio publico, dando voz ao povo.
O chapéu, que no jornalismo são palavras que vem acima do titulo para ajudar com as informações, traz o termo “radical”, comumente usado pelos skatistas, fazendo com que o leitor se sinta próximo ao tema. A fotografia em destaque, mostrando um jovem praticando o esporte com os seus rústicos materiais, completa a noticia, mostrando parte das dificuldades encontradas para praticar a modalidade. A imagem está acompanhada de uma legenda com o texto “Manobras radicais são desafios para os skatistas”, que se torna um pouco redundante, fornecendo um clichê óbvio à matéria.
O jornal continua com alguns erros ortográficos, mas o destaque é a mal sucedida tentativa de relação entre o texto e a foto, em que a legenda aponta que o esporte é praticado no lado vermelho da Praça dos Bois, quando a fotografia mostra a Praça da Liberdade...
Helder Ronan de Souza Mourão

Um comentário:

  1. andamos em toda cidade de parintins procurando obstaculos e vamos de praça em praça a procura de novas aventuras

    ResponderExcluir