sábado, 4 de dezembro de 2010

Imparcialidade Zero

             A vitória da candidata a presidência Dilma Roussef (PT) foi o acontecimento mais abordado na mídia brasileira nos últimos meses. Em Parintins não foi diferente. Tanto que o jornal A Folha do Povo, na edição do dia 5 de novembro, dedicou um editorial (texto jornalístico que mostra a opinião de um veículo sobre algo) ao ocorrido.
             O editorial revela a visão do periódico em favor da então candidata Dilma Roussef, pois em todo o texto mostra-se a sua trajetória até chegar a presidência da República, e os feitos dela ao lado do presidente Lula. Esse apoio à base governista foi totalmente evidenciado durante as edições que antecediam as eleições. Isso porque quem até então recebia o apoio do veículo era o senador Alfredo Nascimento (PP), candidato apoiado pelo presidente Lula.
            A maneira como o texto foi construído revela a total parcialidade do jornal em relação aos presidenciáveis. Explicita-se isso com as freqüentes citações do que a então candidata havia feito no governo Lula, e a pouca relevância que o candidato a presidente José Serra, havia tido.
             A predileção do jornal em relação à Dilma Roussef fica mais evidente no final do texto, visto que se utiliza de exclamações e palavras de ordem. A frase “cantemos em alto e bom tom VIVA A DEMOCRACIA, VIVA OS BRASILEIROS!!!”, mostra que a imparcialidade no jornalismo é pura utopia, já que toda vez que algo é publicado, tem-se sempre um interesse implícito na seleção e construção dos fatos.

Daniel Sicsú

Nenhum comentário:

Postar um comentário