sábado, 11 de dezembro de 2010

Análise de editorial do finado Em Tempo

               A presente análise tratará da estrutura formal do editorial do jornal Em Tempo Parintins do dia 06 de novembro de 2010 e se baseará nos preceitos propostos por Jorge Pedro Souza (Elementos do Jornalismo).
               O referido editorial traz como enfoque a questão das conseqüências provocadas pelas ações da natureza, mais precisamente o período da enchente e da seca no município.
               Num olhar panorâmico não se verifica grandes problemas. No entanto, ao fixarmos um olhar mais crítico, observamos algumas questões interessantes. Primeiro, a diagramação, que não nos deixa perceber se o texto está escrito em um único parágrafo ou não. Em virtude disso, não se pode nem avaliar se a introdução, que deve estar no primeiro parágrafo apresentando o fato foi bem colocada, até porque não se sabe até onde vai essa introdução. Quanto ao título, está colocado de forma adequada, pois faz referência ao que será abordado sem, no entanto, indicar explicitamente do que será tratado.
               Tentando fazer algumas suposições do que seria no texto a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, chegamos à constatação de que o editorial trabalhou bem a temática que se propunha, porém com a ressalva do uso exagerado de adjetivos, que devem ser utilizados de forma moderada, e mesmo por, neste caso, darem um tom tendencioso.
               Ainda supondo o que seria a conclusão, observamos que esta não está de acordo com aquilo que nos propõe Souza, de que se deva retomar o primeiro parágrafo e propor possibilidades de melhorias.
               Com isso, percebemos que o presente editorial traz um relevante questionamento sobre um grande problema vivido pelos parintinenses, e apesar de conter algumas falhas quanto ao seu formato mostra-se pertinente para a atualidade do povo da ilha.

Felipes Lopes Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário