sábado, 20 de novembro de 2010

Partidarismo político explícito no jornal A Folha do Povo


            A edição do dia 17 de setembro de 2010 do jornal “A Folha do Povo” explicita um problema constante na imprensa parintinense, a parcialidade política explícita. Isso se observa na matéria que trata da vinda a Parintins do então candidato ao governo do Estado, o senador Alfredo Nascimento.
            Logo no título do texto, “Alfredo é ovacionado pelo povo”, observa-se claramente a posição favorável do veículo em relação ao candidato. Isso evidencia que a matéria foi feita com uma finalidade que não era somente informar o leitor sobre a visita do candidato a cidade.
            O texto inicia-se de forma correta, pois obedece ao chamado Lead clássico (primeiro parágrafo de uma notícia que dá ao leitor um panorama inicial ao fato, mostrando o que é, porque aconteceu, quando ocorreu, como ocorreu, quem participou, onde ocorreu). Porém, não existe nexo neste período, visto que ao não utilizar-se de pontuação correta, o autor faz com que o parágrafo se torne enfadonho. Outro erro constatado no primeiro parágrafo foi a omissão de nomes de candidatos presentes no comício, já que não se evidenciou na matéria a presença de candidatos como Tony Medeiros, Henrique Oliveira, etc. mostrando assim o interesse ideológico da notícia.
            O objetivo do texto em fazer propaganda do candidato Alfredo fica mais evidente ainda nos dois últimos parágrafos, pois o repórter cita como fonte uma dona de casa que é totalmente a favor do candidato.
            Outros erros evidentes na matéria são: a utilização excessiva de adjetivos, a má diagramação do texto, a falta de sincronia entre texto e imagens, e a utilização de três parágrafos grandes em vez de parágrafos curtos, que poderiam facilitar a leitura.
            A explicitação de ideologias políticas na matéria faz com que o jornal perca credibilidade junto ao seu público leitor, sendo caracterizado como partidário. O leitor perde por não ser informado com clareza sobre  fato, já que o ocorrido foi exposto com uma total parcialidade política. Isso demonstra que o periódico, além de ter posição política escancarada, busca interesses particulares ao publicar a matéria.

Um comentário: