sábado, 20 de novembro de 2010

Notícia ou Assessoria “pessoal” de imprensa


Uma notícia publicada recentemente pelo Jornal da Ilha trata da suspensão de pousos e decolagens do aeroporto Julio Belém, em função do lixo que trouxe muitas aves de rapina (urubus) que podem colidir com os aviões e causar acidentes.
Nota-se grande ênfase nos critérios noticiosos de proeminência social e significância observando que a notícia é relacionada ao poder publico municipal com notória ênfase pessoal ao prefeito e ao vice, em vez de dar tal destaque ao poder publico em si.
O enquadramento da noticia mostra-se bastante tendencioso, onde “milita” a favor da figura do prefeito, dizendo que este tem tentado resolver o problema. Novamente não se diz como, e põe-se a culpa na justiça, apresentando dessa forma fatos sem documentação que poderia vir a convencer o leitor ou fundamentar a própria notícia.
O titulo da matéria mostra-se inadequado ao conteúdo apresentado, pois este diz que a prefeitura busca respostas para o problema, porém essas soluções não são apresentadas. Falta ainda contextualizar melhor a noticia segundo suas causas e conseqüências, que estão muito pouco exploradas, ligadas apenas as fatos imediatos, com cobertura muito parcial. Poucas fontes são consultadas, não há tabelas, diagramas ou afins, que poderiam auxiliar a compreensão do leitor. Tratando-se do lixo, duas boas fontes de informação seriam as secretarias de obras e de meio ambiente, que não foram citadas na noticia, e de fato não polemizam a questão.
Helder Ronan de Souza Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário